Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sem rebelados em cena, discursos brandos marcam 1ª sessão ordinária





Quem esperava uma sessão tumultuada na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, de Patos, na noite desta terça-feira 26, o que viu e ouviu foram discursos brandos, amigáveis e o comprometimento de vereadores de assumir realmente seu papel, de lutar em prol da população. Apesar disso houve pequenos flashes, debates mais acirrados decorrentes de interpretação contrárias em torno do regimento interno.

Requerimentos e um projeto de lei foram apresentados nessa primeira sessão ordinária de 2013. Sales Junior solicitou a criação do Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O projeto prevê campanhas que contribuam para a conscientização da população em torno dos problemas apresentados nessa propositura, que são parte do cotidiano do povo brasileiro. Essas campanhas serão coordenadas, caso o projeto se torne lei, pela Secretaria de Ação Social e conselhos tutelares.
Diogo Medeiros pediu à prefeita Francisca Motta a revitalização do estádio de futebol Manoel Xixi, no Distrito de Santa Gertrudes, que se encontra, segundo o vereador, em estado de abandono. Nadigerlane Rodrigues, presidente do Legislativo, solicitou ao Governo do Estado a construção do Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Jardelson Pereira tocou numa ferida que há anos é alvo de reivindicação dos patoenses, a construção do Centro de Zoonoses, que inclusive já é previsto em lei de 2009, mas que passou pelo governo Nabor Wanderley sem que viesse a ser construído. Há a promessa da atual prefeita de executar a lei, erguendo o Centro que acolherá os animais que invadem as ruas, sendo hoje um problema de saúde pública.

Inácio de Gelo requerereu ao Executivo Municipal a construção de um mini estádio de futebol no Jatobá ou Monte Castelo e de uma creche modelo, também que atenda as necessidades daqueles moradores.

Jefferson Melquíades defendeu uma postura íntegra e de alto nível para a legislatura atual, que todos esqueçam o palanque e coloquem seu exercício em prol da população. Aproveitou sua passagem pela tribuna e leu uma carta aberta à população redigida pelo Sinfemp, que pediu apoio dos vereadores para sua luta de aumento salarial. O pessoal do Magistério quer aumento do piso de 15%, mas o Executivo já anunciou que não tem como conceder qualquer tipo de reajuste.

O Sindicato já anunciou greve para o dia 1º de março e aguarda que a Prefeitura venha a discutir e possa rever sua decisão, concedendo o reajuste pedido pelos professores, que inclusive durante o governo Nabor Wanderley conseguiu mais de 140% de aumento salarial.

A seca foi um assunto apresentado pelos vereadores Diogo Medeiros e Ivanes Lacerda, que demonstraram sua preocupação com a série de problemas decorrentes de estiagem, a maior dos últimos 40 anos. Nadir também comentou a importância de um maior debate, inclusive com instalação de uma tenda no centro da cidade para colher assinatura do abaixo assinado para que o Governo Federal desenvolva ações para minimizar tantos problemas vividos pela comunidade moradora do semi-árido. A presidente do Legislativo disse que terá uma presidência transparente, respeito ao dinheiro público, e compromisso com o que emana do povo.

Da legislatura passada apenas quatro vereadores foram reeleitos, Antônio Ivanes, Marcos Eduardo, Jefferson Melquíades e Sales Junior. Assumiram pela primeira um mandato de vereador: Jardelson, Lucinha Peixoto, Antônio Nascimento, Diogo Medeiros, Nadigerlane Rodrigues, Isis Karla, Dr. Fernando Jucá, Cláudia Leitão e Inácio de Gelo, que volta a ocupar uma cadeira na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog