Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projeto do Executivo desmembra Secretaria de Meio Ambiente da Agricultura



Marcos Eugênio

A prefeita de Patos, Francisca Motta, enviou nesta quinta-feira 28 Projeto de Lei à Câmara Municipal desmembrando a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Agricultura. A pasta será ocupada pelo sindicalista José Gonçalves, ex-presidente do Sinfemp – Sindicato dos Funcionários de Patos e Região.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável terá finalidade de desenvolver políticas e ações que protejam nosso ecossistema e eleve qualidade de vida, oportunizando famílias de baixo poder aquisitivo de ter horizontes, para sua sustentação, sem ter que depender exclusivamente de benefícios do governo federal.

Na mensagem a prefeita informa que está reduzindo de dez para quatro funcionários para gerir a pasta, reduzindo gastos municipais. As ações do meio ambiente são bastante amplas e vão desde trabalho educativo, de conscientização da população em relação aos problemas estruturantes e desafiantes do mundo moderno.

 Em cima de questões ambientais a vereadora Isis Karla apresentou uma reivindicação ao Executivo, um plano de contingência que envolva secretarias do Meio Ambiente, Serviços Públicos no tocante ao lixão de Patos. Os sequentes incêndios no lixão têm causado transtornos e se transformado em problema de saúde pública.

O vereador Jefferson Melquíades lembrou do projeto do aterro sanitário que não sai do papel. Foi uma promessa de campanha do governo Nabor Wanderley, passaram-se oito anos e o problema não foi solucionado. Até mananciais da área do lixão foram contaminados, existe o perigo iminente de acidentes envolvendo aeronaves devido a presença de aves que fazem uso do lixão para se alimentar. “Sabemos que já foram liberados recursos para nosso aterro sanitário e até agora nada de sua construção”, lamentou Jefferson.

Até agora não houve a definição de todas as lideranças políticas no Legislativo, o que impede que os projetos não sejam encaminhados às comissões. O PMDB está sendo cobrado pelos vereadores dessa legenda, a qual não mandou a informação à Mesa Diretora sobre sua indicação para sua liderança na Câmara.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog