Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Peregrino Filho reduz riscos no parto e amplia humanização







Equipamentos caríssimos que estavam guardados há anos na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, por não ter pessoal qualificado para manuseá-los, uma tecnologia importância para reduzir riscos de danos neurológicos e morte perinatal (período do nascimento), passam a funcionar esta semana. O Governo do Estado, que vem fazendo altos investimentos em prol da saúde dos paraibanos, coloca mais um instrumento, o cardiotocógrafo (02), para ampliar segurança às equipes médicas e a sua clientela, mulheres de mais de 90 municípios, inclusive de estados vizinhos, que fazem uso da Peregrino Filho, uma das mais modernas do Nordeste, referência em alta complexidade.

Para que os cardiotocógrafos viessem a funcionar o Governo do Estado, juntamente com o Instituto Social Fibra, que administra a Maternidade e o CEAG – Instituto Educacional de Ensino oferece a capacitação “Cardiotocografia e Partograma Humanizado” iniciada neste domingo 24 e conclusão nesta segunda-feira 25, com outra turma, compostas de médicos e enfermeiros obstetras.

Segundo o diretor técnico da Maternidade Peregrino Filho, Paulo Athayde, a introdução desse equipamento e os exames por ele realizados permitem identificar os fetos que apresentam problemas na gravidez de alto risco. “Com o diagnóstico desse sofrimento fetal precoce há como a gente intervir melhorando o prognóstico dos fetos. Os cardiotocógrafos vão ajudar bastante na melhoria da saúde da população do Sertão e Alto Sertão”, explicou Athayde.

A capacitação tem como facilitadora Gislene Marcon Bastos, Mestra em Enfermagem Obstétrica Neonatal, Guarulhos São Paulo. Ele, em sua exposição, falou do sofrimento fetal (hipóxia neonatal), importância da cardiotocografia que permite avaliar todas as condições necessárias pra saber se a criança poderá ou não nascer de parto normal ou através de cesárea. Os parâmetros oferecidos por esse exame dão margem de segurança aos profissionais de saúde sobre os riscos existentes no perinatal, podendo estes fazer procedimentos oportunos para evitar inclusive a morte perinatal. Uma das atitudes é antecipar o parto, quando necessário.

Outro mecanismo importante que está sendo posto em prática na atenção à mulher prestes a dar a luz é o partograma, um gráfico, que exibe a evolução do trabalho de parto, com registro dos batimentos cardio-fetais. Nesse trabalho de montagem do gráfico há toda uma conduta de auxílio à parturiente para que tenha um parto tranquilo. Dieta saudável, atividades de relaxamento, a exemplo de banhos, que favorecem na melhor circulação, massagem, para aliviar pontos de tensão, trabalho de respiração, estímulo de acompanhante durante o parte para dar maior tranquilidade à gestante, algo que inclusive é permitido pela Lei Federal Nº 11.108/2005, em seu artigo 19.

As mudanças na atenção à mulher e seu filho, a partir da cardiotocografia e do partograma humanizado, são de conhecimento e de detecção dos problemas, universo maior de informações sobre a situação clínica da paciente, que passa a receber maior atenção, interação com a equipe médica. O conteúdo trabalhado com os profissionais de saúde da Maternidade também teve sua parte prática. Duas mulheres internas tiveram sua saúde acompanhada também com auxílio do cardiotocógrafo, que ofereceu várias informações aos médicos.

Sobre as capacitações que acontecem com frequência na Maternidade de Patos, o presidente do CEAG, Cesar Augusto Gorrão diz que essa proposta de conhecimento contínuo dos profissionais de saúde contribui de forma bastante significativa na qualidade dos serviços oferecidos à população. Cesar diz que todas as futuras capacitações que virão para a Peregrino Filho terão na sua metodologia a teoria e a prática, o que dará maior bagagem de conhecimento para a rotina da Maternidade.



Marcos Eugênio 83-8802-9016

Nenhum comentário:

Arquivo do blog