Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Governo capacita médicos e enfermeiros do PSF de 44 municípios do Sertão

Profissionais de 44 municípios participam da capacitação


O gerente José Leudo deu as boas-vindas aos participantes de mais uma capacitação oferecida pelo Governo do Estado

Gislene Marcon deu grande ênfase à humanização no pré-natal

Muita atenção para captar o máximo de informações.


Tornar o acompanhamento de pré-natal mais eficaz, humanizado, garantindo que a mulher possa conhecer seus direitos, informações gerais sobre o desenvolvimento do feto, acesso à saúde pública, obedecendo-se todos os preceitos do Ministério da Saúde, previstos na Constituição. Esses são alguns dos objetivos da capacitação “Assistência ao pré-natal – Gestante de baixo risco” que está sendo oferecida nesta terça e quarta-feira no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, pelo Governo do Estado juntamente com Instituto Fibra, CEAG e apoio da gerência local.

Do evento participam 44 municípios da Macro Patos, que compreende essa região, bem como as de Piancó e Princesa Isabel. São duas turmas de um total de 110 pessoas inscritas. Nesta quarta a capacitação será para médicos e enfermeiros do PSF de Patos. Um vasto programa está sendo trabalhado com os profissionais de saúde pela Mestra em Enfermagem Obstétrica, Gislene Marcon Bastos.

Princípios gerais e diretrizes para a atenção obstétrica e neonatal; diagnóstico da gravidez; fatores de risco reprodutivo; condutas nas queixas mais frequentes; atenção no puerpério (à mãe e ao recém-nascido); aspectos emocionais da gravidez são tópicos do programa que possibilitará acentuada melhora no atendimento da atenção básica.

A gravidez é um período de profundas transformações, sejam físicas, emocionais na mulher. Medos, dúvidas, fantasias, angústias, insegurança, curiosidade passam a fazer parte do cotidiano dela. Ter sensibilidade e conhecimento pra trabalhar essas peculiaridades e algo de fundamental importância para um pré-natal bem realizado.

A política nacional de saúde integral à mulher prevê que ela recebe todos os cuidados necessários para sua saúde e do bebê. A Rede Cegonha, lançada em março de 2011 pela presidente Dilma, possui uma série de ações que caminham nesse sentido de humanização no atendimento à gestante, de tornar o parto mais seguro, com atenção iniciada desde a confirmação da gravidez, acesso a exames, medicamentos, auxílio transporte quando da consulta e ao parto.

Hoje, segundo o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, ainda há grande deficiência no PSF aqui no Sertão no tocante ao acompanhamento de pré-natal. Isso compromete a saúde da mulher e gera grande preocupação do Governo do Estado, por isso o motivo dessa capacitação, para que sejam evitados ao máximo os partos de risco.

Nessa capacitação os participantes são alertados sobre como trabalhar as queixas mais constantes que aparecem na gravidez e são percebidas como doenças. Náuseas, vômitos, tonturas, salivação excessiva (sialorréia), fraqueza e desmaios, azia (pirose), hemorróidas, dores abdominais, corrimento vaginal, cãibras, varizes, estrias, dor nas mamas, dor de cabeça, dentre outras. A mulher deve conhecer essa sintomatologia e receber orientações de como lidar com essas mudanças fisiológicas de seu corpo.

“É um curso muito rico em informações que devem ser estudadas e postas em prática pelos profissionais do Programa Saúde da Família. Precisamos garantir uma saúde de melhor qualidade às mulheres e, na sua gravidez, período de intensas transformações físicas, psicológicas, o pré-natal tem que seguir os protocolos para que o parto aconteça da maneira mais saudável possível”, explicou José Leudo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog