Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Começa curso para Agentes Comunitários de Saúde


Foi aberto na manhã desta terça-feira 14, no município de Malta-PB, uma das 42 turmas do curso Formação Técnica para Agentes Comunitários de Saúde, oferecido pela SES – Secretaria de Estado da Saúde, através do CEFOR – Centro Formador de Recursos Humanos. São 36 ACS dos municípios Malta, Vista Serrana e São José de Espinharas, que vão cumprir 1.200 horas de capacitação, sendo nesse primeiro de três módulos, 400 horas, das quais 160h presenciais e 240h na dispersão (local de trabalho).

A cidade de Patos deveria ter iniciado também a capacitação de uma turma (40 ACS), porém o município ainda não definiu a equipe que participará da qualificação, importante para que a população possa contar com profissionais mais qualificados, desenvolvendo ações que elevem a qualidade de vida dos habitantes.

Compareceram na abertura desse primeiro módulo, que será concluído em dezembro, além dos alunos, coordenadores da atenção básica dos três municípios, apoiadoras e o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, que deu enfatizou a importância da busca incessante pelo conhecimento, pela atualização, e pediu que todos aproveitassem ao máximo a oportunidade oferecida pelo Estado para participarem desse processo de melhoria da atenção básica. 

  
O curso técnico para os ACS de Malta, Vista Serrana e São José de Espinharas terá como facilitadoras Ilva Lacerda e Liane Gualberto. Elas, capacitadas para transmitir o programa elaborado pelo Cefor, apresentaram a metodologia a ser posta em prática nesse primeiro módulo, o processo de avaliação dos participantes e os objetivos almejados. 

Conhecimento do perfil da comunidade, da política nacional de saúde, planejamento de ações, cadastramento das famílias, trabalho em equipe, ética e moral,  o conhecimento do perfil do ACS, são alguns dos diversos assuntos a ser trabalhados nesse primeiro módulo do curso técnico para agente comunitário de saúde, que deve formar 1.475 ACS este ano na Paraíba, em 39 municípios, distribuídos por 42 turmas, concluindo assim a primeira etapa da capacitação.

Essa qualificação acontece em todo o Brasil. Alguns estados concluíram a primeira etapa. A Paraíba foi um dos primeiros a demonstrar interesse em dar sequência a essa qualificação profissional e já apresentou projeto ao Ministério da Saúde com sua proposta, mas antes é importante que os municípios façam sua parte e incentivem seus agentes de saúde a participarem do curso, trocar experiências e levar para sua comunidade os avanços na atenção básica previstos na programação.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog