Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Funcionários de salas de vacina de Patos recebem informes técnicos sobre pentavalente

Na tarde desta quarta-feira (15) funcionários de sala de vacina do município de Patos participaram, na 6ª Gerência Regional de Saúde, de uma reunião na qual receberam informes técnicos sobre a introdução da poliomielite injetável e da pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, pertussis, hepatite B e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.
 
A coordenadora de imunização da Regional Patos, Socorro Guedes, falou das mudanças adotadas pelo Ministério da Saúde ao adotar as novas vacinas. A pentavalente chega para substituir a tetra, mas ela avisa que as salas de vacina só irão aplicar a pentavalente quando for zerado o estoque da tetravalente. A vacina contra poliomielite injetável fará parte do calendário de rotina. Vem sendo introduzida em países que já eliminaram a pólio (paralisia infantil). O Brasil atende recomendação da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, e continuará oferecendo também a vacina via oral, com vírus atenuado, até que aconteça a erradicação da doença em todo o mundo. 

Com a introdução das duas vacinas o cartão de vacina das crianças deve ser avaliado e atualizado. Crianças de 5 anos abaixo devem ser levadas aos postos de saúde para tomar as vacinas que estão atrasadas que constam no calendário oficial. Por isso acontece a campanha de multivacinação, deste sábado 18 ao dia 24 deste mês. Importante que os pais levem seus filhos junto com o cartão de vacinas para que os profissionais de saúde possam fazer atualização. 

O último registro de poliomielite no Brasil ocorreu há 23 anos, no município de Sousa, interior paraibano. A vacina injetável contra pólio será aplicada apenas em crianças que até hoje não foram imunizadas contra a doença. Já a pentavalente em crianças com 2, 4 e 6 meses. 

No Programa Nacional de Imunização, o governo federal pretende, em quatro anos, introduzir na pentavalente mais duas vacinas, a inativada poliomielite e a meningite C conjugada. Serão sete injeções em uma só (heptavalente), o que pode ampliar a cobertura da imunização e trazer economia, menos desperdício.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog