Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 12 de agosto de 2012

Poeta patoense tem obra lançada pela UEPB e já pensa em adaptar Menino de Engenho



A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o mais novo título publicado pelo Selo Latus. Trata-se de “As três verdades de Deus”, obra do cordelista paraibano, Janduhi Dantas, que se traduz em uma adaptação para a literatura de cordel do conto “De que vivem os homens”, escrito em 1881, pelo escritor russo Leon Tolstoy.

Tolstoy foi um dos mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são “Guerra e Paz”, que versa sobre as campanhas do imperador francês Napoleão Bonaparte na Rússia, e “Anna Karenina”, onde o autor denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.

Janduhi conta que sua vontade de transpor a genialidade do escritor russo para o cordel teve início em 1990 ao ler o conto, mas foi em 2009 que ele começou a traçar o caminho que resultou na publicação que está sendo lançada pela EDUEPB. Parceria que já deu bons frutos, esse é o segundo título do autor que a editora publica. O primeiro foi a “Revolta de Princesa” e o próximo já está a caminho.

Segundo Janduhi, o desafio, agora, é adaptar para a literatura de cordel a obra “Menino de Engenho”, do escritor paraibano José Lins do Rêgo.  A nova adaptação está prevista para ser lançada ainda este ano, em comemoração aos 80 anos da obra.

Redação com UEPB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog