Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

75% dos leitos da UTI neonatal da Peregrino Filho estão ocupados


Inaugurada no início deste mês, a UTI neonatal da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, vem cumprindo sua função no plano de garantias à saúde da mulher proposto pelo Governo do Estado e posto em prática pelo Instituto Fibra.

A resolutividade desse serviço de alta complexidade oferecido a crianças de alto risco gera satisfação, maior segurança, evitando a transferências delas para centros distantes, como João Pessoa, Campina Grande. Hoje 75% dos leitos da UTI neonatal da Maternidade Peregrino Filho estão ocupados por bebês que necessitam de cuidados especiais, sejam prematuros ou que tiveram problemas ao nascer. 

As altas taxas de morbi-mortalidade que ocorrem nessa fase da vida pela fragilidade do bebê, bem como pelas sequelas que podem ser geradas no nascimento elevam a importância da UTI da Peregrino Filho, que possui também em funcionamento a UTI materna, também recém-inaugurada. 

Com equipes devidamente capacitadas, atendendo todos os protocolos exigidos pelos órgãos fiscalizadores, a UTI neonatal está mudando o perfil da Maternidade, que faz em média de 10 a 15 partos/dia, ao assistir a mãe e o bebê de alto risco, de uma área geográfica que abrange cerca de 90 municípios sertanejos. 

Mamografia – O serviço de mamografia, recém implantado na Maternidade Peregrino Filho, com capacidade de realizar 500 exames/mês, realizou nos últimos treze dias mais de 100 exames. Os municípios começam a ser contatados pela 6ª Gerência Regional de Saúde para que efetuem a regularização. Nesses três primeiros meses o Governo do Estado está garantindo, mesmo sem a pactuação com os municípios, o referido exame às mulheres que estão na faixa etária prevista e que possuem encaminhamento médico.   

Nenhum comentário:

Arquivo do blog