Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de março de 2012

População rural de Quixaba beneficiada com abastecimento de água


Recursos da ordem de R$ 1 milhão estão sendo investidos em 25 quilômetros de abastecimento de água na zona rural do município de Quixaba, numa parceria Prefeitura-Governo Federal, através da Funasa.

Comunidades que historicamente sofriam no período das estiagens, agora vão receber água tratada e encanada nas residências. Nesse projeto a água chegará às comunidades Serrota Vermelha, Aroeiras, Serra Preta, Motorista e Quixaba Velha. As obras acontecem desde janeiro deste ano, devendo ser concluídas no próximo mês de maio. 

Segundo o prefeito Julio Cesar (PMDB) as águas que servirão para abastecer as comunidades rurais partirão do açude público Manoel Candeia. Antes de chegar às residências vão passar por todo um processo de tratamento fiso-químico. “É uma obra de suma importância para as famílias que vivem numa região tão castigada pelo ciclo das estiagens. A água tratada é uma necessidade de saúde pública. Com isso iremos reduzir índices de várias doenças, que ocorrem ocasionalmente pela ingestão do líquido não tratado”, comentou Cesar.

 Creche

Outro projeto, já em andamento, é a Creche Modelo, orçada em R$ 618 mil, parceria com o Ministério da Educação, através do FNDE. Cerca de 120 crianças serão assistidas nessa fase de educação infantil. A merenda escolar tem sido um dos destaques em Quixaba, mudando o hábito alimentar, garantindo uma alimentação nutricional dentro dos parâmetros protéicos recomendados pelo setor de nutrição do município. 

Em Quixaba é dada grande atenção à alimentação, à sustentabilidade da agricultura familiar, cujos produtos, sejam cereais, leite e derivados, carnes, ovos, verduras são adquiridos dos produtores rurais e ofertados à comunidade estudantil, às famílias mais carentes. 

As mudanças no campo foram surpreendentes a partir desse apoio que vem dado ao homem do campo, que hoje consegue viver melhor, pois sabe que o que produz é vendido sem a presença de atravessadores. Um exemplo foi a produção de leite de cabra que cresceu mais de 100% e a tendência é manter o ritmo, gerando mais divisas e segurança para as famílias inseridas no agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog