Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 9 de março de 2012

Caminhada marca encerramento do Saúde na Escola em São José de Espinharas



O município de São José de Espinharas concluiu nesta sexta-feira 09 a  programação do evento Programa Saúde na Escola (PSE), numa parceria com o governo federal, através dos ministérios da Saúde e da Educação. Durante toda a semana a comunidade estudantil, pais de alunos, professores e funcionários em geram da rede escolar participaram de diversas atividades oriundas do PSE. Na manhã desta sexta aconteceu uma caminhada de encerramento da programação, culminando na Igreja São José, onde foi trabalhado o tema da Campanha da Fraternidade, que destaca a saúde pública.

O programa, que visa a integração permanente da saúde e educação, busca consolidar mecanismos que elevem a qualidade de vida da população. Em São José de Espinharas todo o corpo estudantil, professores, funcionários e comunidade em geral deverão participar de diversas atividades e programas oferecidos pelo município.

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou todos seus funcionários para trabalhar a programação. Segundo a secretária Ilva Lacerda, 19 escolas municipais e estaduais, além da creche Mariana Medeiros foram contempladas com as ações. “Conseguimos fazer o teste de antropometria em 1.099 alunos. A partir desses testes que verificam o estado nutricional, massa corpórea (peso e altura), criamos um círculo de debates com pais e alunos sobre a utilização dos alimentos regionais, com ênfase para obesidade na infância e adolescência”, explicou Ilva. Outro assunto bastante trabalhado foi o enfrentamento ao álcool e outras drogas, a exemplo do crack.

As atividades se concentraram na prevenção e atenção à saúde, numa cooperação da escola e unidades de saúde, estreitando os laços com a população a fim de proporcionar saúde com mais qualidade. Os alimentos regionais foram estudados na feira livre, com os pais recebendo orientações sobre cada um, composição, teor nutritivo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog