Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 6 de março de 2012

Paraíba entrou 2012 com mais de 350 mil empregos formais

O Ministério do trabalho e emprego divulgou esta semana o resultado atualizado da Ralação Anual de Informações Sociais-RAIS, referente ao ano de 2011 em todo o país.
Os dados indicam o balanço do emprego formal em todo o estado da Paraíba, levando em conta os diversos setores da economia estadual.
De acordo com o Ministério do Trabalho, a Paraíba entrou o ano de 2012 com 351.707 trabalhadores no mercado formal, em 83.065 estabelecimentos legalmente inscritos junto ao cadastro do governo, perfazendo uma média de 4,23 empregos por empresa.
Os dados incluem todos os segmentos da economia no setor privado, que engloba entre outros, o Extrativismo Mineral; Serviço Industrial de Utilidade Pública; Indústria de Transformação e a Construção Civil, além de Comércio e Serviços.
De acordo com a estatística, Comércio e Serviços representam 200.102 empregos, em 69.625 estabelecimentos comerciais, o equivalente a uma média de 2,87 empregos formais em todo o estado, ou 56,89% dos empregos gerados no estado.
A Indústria de Transformação é responsável por 77.225 empregos dos paraibanos, ou 21,95%, enquanto que a construção Civil tem 41.191 empregos formais na Paraíba, ou 11,71%.
De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores no estado da Paraíba e Rio Grande do Norte, João De Deus dos Santos, os números são positivos mais poderiam ser melhores se o estado tivesse áreas de produção mais equilibradas. ”precisamos diminuir as distâncias entre a capital e o interior do estado, para gerar maior equilíbrio social”, destacou.
O presidente da Fetracom-PB/RN acredita que teremos um ano de mais produção em 2012, mesmo entendendo que as empresas enfrentarão algumas limitações em termos de investimento e na contratação de mão de obra.”Estamos superando a crise financeira e por isso, vamos crescer apesar das dificuldades”, comentou.

Genival Junior

Nenhum comentário:

Arquivo do blog