Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de julho de 2011

UFPB tem um dos melhores desempenhos no exame da OAB do Brasil


A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou no último dia 19 de junho a lista de aprovados no último exame da entidade, cuja aprovação é exigida para que formados em Direito exerçam a profissão de advogado. Nesta terça-feira (4), contudo, a OAB divulgou alguns números sobre o último exame, mostrando que a Universidade Federal da Paraíba está entre aquelas que teve o melhor desempenho no Brasil.

A entidade mostra que apesar de o Exame da Ordem realizado em dezembro de 2010 ter apresentado índice de reprovação na casa dos 88% (dos 106.891 bacharéis em Direito inscritos apenas 12.534 foram aprovados), um grupo de 12 instituições de ensino superior, todas públicas, se destacaram com índice de aprovação entre 80% e 90%. Entre elas está a UFPB.

As outras são Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

"Isso significa que as boas aprovam quase todos os estudantes na primeira tentativa", disse Marcus Vinícius Furtado Coelho, secretário-geral do Conselho Federal da OAB.

No outro lado da lista, a OAB informa que 81 instituições de ensino superior registraram aprovação zero na prova aplicada pela Fundação Getúlio Vargas, sem que nenhum de seus estudantes tenham sido aprovados no exame. A OAB, inclusive, vai pedir que o Ministério da Educação fiscalize a qualidade destas universidades. Desta lista, a maioria é particular, mas nenhuma paraibana.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog