Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de julho de 2011

Patos sedia II Oficina de Apoiadores do Sertão

 

Aconteceu nesta terça-feira 05 em Patos a II Oficina de Apoiadores do Sertão, que contou com a presença de apoiadores de toda a macrorregião, das áreas de Princesa Isabel, Piancó, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, além de Patos que possui oito apoiadores.

O evento tem por finalidade fortalecer a política de co-gestão do Estado com os municípios. Davi Nunes da Paz, da 6ª Gerência Regional de Saúde, explicou que nesse encontro é discutida a metodologia de apoio às diferentes modalidades de atenção na saúde, através de amplo debate democrático.  “Nesse espaço buscamos apresentar as práticas de cada gerência, socializando o saber e oferecendo o apoio matricial. O apoiador chegou para quebrar paradigmas em que o Estado dizia faça-se isso. Ele veio para ajudar a construir as políticas de saúde, ouvindo cada município, sabendo quais seus maiores problemas”, enfatizou Davi.

No contexto do SUS o município deve receber três tipos de apoio: institucional, à gestão e apoio matricial. Adernanda Guimarães, apoiadora da Gerência de Atenção de Saúde da SES explicou a maneira como se dá a participação dos apoiadores: “Quando o município tem alguma dificuldade em relação a seus indicadores de saúde, de algum recurso, ou mesmo quando o município não está cumprindo esses indicadores, o apoiador será o elo entre estado e município para que essa situação seja resolvida”.

A II Oficina de Apoiadores, a primeira aconteceu mês passado em Cajazeiras, teve na programação, dinâmicas, apresentações das pactuações estabelecidas na I Oficina, discussões sobre a metodologia de apoio aos municípios. Adernada disse que a oficina fala bastante no fortalecimento de gestão, buscando-se maior resolutividade dos problemas vividos pelos municípios.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog