Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Congresso de secretários de saúde destaca o enfrentamento ao crack

Francisca Ilva

Acontece de 9 a 12 deste mês em Brasília o XXVII Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que tem por objetivo debater: “Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS”. O município de São José de Espinharas será representado pela secretária de saúde Francisca Ilva Lacerda. “Será um encontro de troca de experiências e muitas atualizações que serão implementadas no âmbito da saúde de São José de Espinharas”, disse Ilva.

Um assunto que terá destaque no congresso será o enfrentamento à epidemia do crack, um mal que se tornou problema de saúde pública e exige decisões mais consistentes, eficazes. Em São José de Espinharas desde dezembro do ano passado existe o Projeto de Enfrentamento ao Crack, inserido na rede de saúde mental, que visa trabalhar a prevenção e tratamento de usuários dessa droga. Nos próximos dias o projeto vai receber maior atenção, pessoal mais qualificado, para que cumpra seus verdadeiros objetivos. “Desse encontro em Brasília traremos muitos conhecimentos para colocar em prática” comentou Ilva.

O Congresso, que terá a participação do ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, dentre diversas autoridades, permitirá a participação de mais de 3.500 secretários inscritos em cursos, oficinas, dentro de temáticas importantes para a saúde pública brasileira, a exemplo de gestão, atenção básica, consórcios de saúde, financiamento do SUS, dentre outros. Segundo Ilva, novas regulamentações da lei 8.080, que trata de financiamento, carga horária de funcionários, gestão de recursos dos SUS vão ser aplicadas em São José de Espinharas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog