Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 23 de outubro de 2011

Padilha garanteque SUS pagará adaptações em cadeiras de rodas

Ministro PAdilha - Foto:Marcos Eugênio
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na noite deste sábado (22), durante sua participação na campanha Teleton/AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) no SBT, que a partir de agora o SUS pagará adaptações em cadeiras de rodas para deficientes, inclusive nas que forem necessárias tecnologias digitais. 
A tecnologia facilitará bastante a vida de crianças, com destaque para a inclusão na educação, com maior facilidade de acesso às salas de aula, aos esportes, cultura e lazer.  No Brasil existem cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes com deficiência.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como pela convenção sobre os direitos da criança, as crianças portadoras de deficiência devem tratadas de maneira igualitária às demais. Mas na prática isso não funciona. Um dado do Ministério da Educação retrata bem a falta de respeito com as crianças deficientes, onde apenas 700 mil estão matriculadas. 

A inclusão no ensino regular é um dos grandes desafios. Discriminação, falta de acessibilidade, de conhecimento das leis por parte das escolas, inexistência de adaptações necessárias para que a criança deficiente possa frequentar as salas de aula, são algumas das inúmeras dificuldades encontradas pelos deficientes em nosso país. (Marcos Eugênio)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog