Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Morre ex-vereador de Patos Severino Maxixe


Marcos Eugênio

Faleceu vítima de insuficiência respiratória na manhã deste segunda-feira 24, no Hospital São Francisco, em Patos-PB, Severino Fernandes Gomes, mais conhecido por Severino Maxixe, 90 anos, que residia na Pedro Firmino nesta cidade. Natural de Várzea, na época distrito de Santa Luzia, Severino Maxixe deixou um legado para a história de Patos, onde foi vereador em legislatura de seis anos, na época do prefeito Rivaldo Medeiros.

Severino Maxixe teve inúmeras atividades em Patos. Foi goleiro do Botafogo, time que deu origem ao Esporte Clube de Patos, depois assumiu a direção desta agremiação esportiva. Foi diretor da 4ª Ciretran de Patos por mais devinte anos, membro do Rotary, delegado de polícia na década de 50 e início de 60 na cidade de Várzea, sua terra natal.

Severino Maxixe era também ex-combatente, servindo como pracinha na 2ª Guerra Mundial no destacamento de João Pessoa. Fez manobras de treinamento no litoral paraibano e pernambucano. Era comum vê-lo desfilando no 7 de Setembro em Patos, para ele um momeneto de orgulho, juntamente com colegas ex-combatentes. No governo Dianldo Wanderley recebeu homenagens por sua atuação política na Morada do Sol. 

Foi casado por 66 anos com Luzia Marinho Gomes, com quem teve dez filhos, um deles já  falecido (Paulinho). Deixou 29 netos, 32 bisnetos e um trineto. Recentemente muitos familiares se reuniram para celebrar os 90 anos de Severino Maxixe.

O corpo de Severino Maxixe está sendo velado em sua residência, na Pedro Firmino, próximo à Panificadora Maria Luiza. Segundo seus filhos, o sepultamento acontecerá em túmulo da família no cemitério São Miguel nesta terça-feira às 9h.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog