Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

35 mil veículos: Superintendente diz que semáforo reduzirá acidentes

A STTrans de Patos implantou mais uma semáforo na cidade. O local escolhido pela engenharia de tráfego foi a Rua do Prado, em frente ao posto de combustíveis, Redenção do Vale, saída para Piancó, onde vários acidentes já foram ali registrados. O superintendente da STTrans, Dineudes Possidônio, explicou que o semáforo, além de organizar e dar agilidade o tráfego de veículos, contribuirá para a redução de acidentes, manobras de contramão feitas com frequência na Rua Cícero Bernardo, principal via de acesso à Maternidade.

Houve mudança nessa artéria, que passa a ter sentido único, a partir da Rua do Prado ao Hospital Maternidade Peregrino Filho. Durante um mês agentes de trânsito estarão no local fazendo o trabalho educativo até que os condutores se acostumem com a nova sinalização. “Havia dificuldade inclusive para as ambulâncias chegarem à Maternidade, pois tinham que fazer uso de ruas em paralelepípedos, desconfortável para as parturientes. Esse é o segundo semáforo implantado pela administração Nabor Wanderley este ano visando dar maior segurança à população, melhorar o trânsito da cidade”, disse Possidônio.

Ele explicou que a intenção da STTrans é cumprir o pacto que o governo brasileiro assumiu perante a ONU de reduzir nessa década o número de acidentes, de mortes no trânsito. Para isso desde o mês passado o órgão local vem intensificando campanhas educativas, sempre orientando os condutores a serem mais tolerantes, respeitosos às leis de trânsito, que tenham mudança de atitude para fazer essa prevenção.

Patos já começa a se preocupar com um problema comum nas cidades brasileiras de médio e grande porte que é o aumento considerável de veículos, o que provoca congestionamentos, falta de estacionamentos, aumento da poluição, estresse de condutores, pedestres, aumento no número de acidentes, dentre outros. Dineudes explicou que há dez anos havia na cidade 10 veículos licenciados e hoje já são mais de 35 mil. Ou seja, de cada três habitantes um possui veículo automotor ou ciclomotor (moto).  

Dineudes falou que a STTrans vem mantendo sempre estudos de engenharia de tráfego, fazendo, adaptações, investindo em sinalização. “Nosso trânsito é seguro. A maioria dos acidentes registrados em Patos acontece entre às 16h às 20h do domingo. As principais vítimas são jovens que saem de moto, ingerem bebidas alcoólicas e acabam causando acidentes. É importante que os pais orientem esses jovens, façam trabalho de conscientização para que fatos dessa natureza não venham a acontecer”, alertou.

Dados do Ministério da Saúde revelam que em 2010 aconteceram no Brasil 145 mil acidentes só envolvendo motocicletas. Segundo os fabricantes de motos, no Brasil a cada ano há um aumento de 20% no crescimento nas vendas desse produto. Os gastos com atendimento e recuperação de vítimas de acidentes com motos tem sido uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde. Mas as campanhas federais ainda são muito tímidas, segundo médicos cirurgiões do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que informam que de cada 100 cirurgias ortopédicas que realizam, mais de 75% são em vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog