Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Aumenta interesse de pesquisadores por projetos de convivência com a caatinga em Quixaba


O município de Quixaba deu, nos últimos dois anos e meio, importantes passos para tornar a vida do homem do campo mais harmoniosa com o meio ambiente. Projetos que permitem a convivência das famílias rurais com tudo que o bioma caatinga pode oferecer estão despertando atenção de instituições de pesquisas, que podem aproveitar as experiências locais e espalhá-las para outros estados. 

Técnicos da Embrapa, Emater, da Secretaria de Agricultura de Patos e de outros municípios já realizaram visitas a Quixaba para conhecer as técnicas e idéias, que inclusive receberam destaques em reportagens de TV afiliada da Rede Globo, mostrando um novo cenário no pequeno município, vizinho a Patos. 

Um dos maiores destaque da agricultura de Quixaba é o programa do Berro Eficiente, de melhoramento genético do rebanho caprino, que visa a formação de uma raça tipicamente regional denominada Quixaba. Animais de melhor porte, maior produção leiteira e que vão ser referencial para toda a região. Em um ano e meio, segundo o secretário de Agricultura de Quixaba e engenheiro agrônomo, Luciano Bezerra, terá seu perfil genético definido. 

O resgate de variedades nativas, a exemplo da abóbora e outros vegetais, através do programa sementes crioulas; o Programa Arizona, que visa o manejo correto e sustentável de caatinga, solo, água, cactáceas, preservando nosso bioma; a cultura da pimenta, que vem recebendo adesão dos produtores rurais, ampliando, a partir desta, sua renda familiar, exportando a pimenta para outros estados.

“A administração Júlio César, desde seu início, teve a preocupação de resgatar a autoestima do homem do campo, que não tinha perspectivas, não recebia o apoio necessário para desenvolver sua produção, melhorar de vida. Hoje vivemos uma nova realidade e praticamente toda produção é comercializado, inclusive grande parte sendo adquirida pelo próprio município no Programa Aquisição de Alimentos, que incentiva a agricultura familiar”, comentou Luciano Bezerra.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog