Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Assistência Técnica e Conselhos Tutelares discutem ECA no Brejo paraibano

A importância dos direitos das crianças e do adolescentes e dos conselhos tutelares fazem parte agora da assistência técnica destinada aos assentamentos na Paraíba. Uma parceria entre os Conselhos Tutelares municipais e entidade que presta assistência técnica para cerca de 30 assentamentos na região do Brejo paraibano está levando para as comunidades rurais a discussão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A partir desta segunda-feira (15) até 31 de agosto, serão promovidas palestras em todos os assentamentos da região assistidos pela entidade, localizados nos municípios de Alagoa Grande, Bananeiras, Belém, Dona Inês e Araruna. 

Na semana passada, a Assessoria de Grupo Multidisciplinar em Tecnologia e Extensão (Agemte), entidade contratada pelo Incra na Paraíba para prestar assistência técnica aos assentamentos, realizou na escola do assentamento Umburana da Onça, no município de Araruna, o debate sobre os principais pontos do ECA. A iniciativa reuniu pais, crianças e adolescentes da comunidade e do assentamento vizinho Padre Luiz. As discussões foram conduzidas pelos conselheiros tutelares do município, Francisco Galdino Bezerra e José Ailton de Araújo, e também contaram com a participação do agente de saúde e do professor que trabalham em Umburana da Onça. 

As articulações para a realização das palestras nos assentamentos estão sendo feitas casa a casa pelos técnicos sociais da Agemte. “Explicamos os objetivos do ECA e o significado do estatuto para a sociedade. Também falamos sobre a responsabilidade dos pais para com os filhos e sobre o trabalho dos Conselhos Tutelares”, contou Cícero Ribeiro da Silva, técnico social da Agemte. 

Para a engenheira agrônoma Soraya Henrique de Almeida, coordenadora da Agemte no Brejo paraibano, as palestras sobre o ECA têm o objetivo de “levar informação e ajudar as famílias assentadas a buscar uma convivência familiar mais regrada e respeitosa, entendendo qual é o papel de cada membro e suas responsabilidades enquanto cidadãos”. 

Atualmente, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba conta com cinco entidades prestadoras de assistência técnica. São 110 técnicos que trabalham com 9.295 famílias em 196 dos 281 assentamentos do estado. 

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog