Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Igreja lamenta morte de Zilda Arns



O arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, divulgou nota ontem, quarta-feira, em nome da Conferência dos Bispos do Regional Sul II, lamentando a morte da médica Zilda Arns, a quem classificou como "mulher corajosa, humana e solidária que com um espírito de fé extraordinária, que levou avante uma missão de salvar a vida de milhares de crianças e mães grávidas em mais de vinte países". Zilda morreu soterrada durante o terremoto que atingiu o Haiti, na noite de terça-feira.
Vitti lembrou que Zilda foi apontada, por duas vezes, como merecedora do Prêmio Nobel da Paz após muitos anos dedicados às crianças e, recentemente, também à pessoa idosa. "Se aqui, na Terra, ela não o recebeu, com toda certeza no céu receberá da parte de Deus um infinito reconhecimento pela sua digna missão realizada na terra".
O arcebispo disse que Zilda Arns morreu justamente no momento em que realizava seu "testemunho de amor a um povo tão sofrido como o Haiti". Ele finalizou a nota afirmando que "Zilda Arns ficará sempre guardada na memória de tantas famílias, crianças e pobres. Sua obra, tanto na Pastoral da Criança como na Pastoral das Pessoas Idosas, continuará recebendo todo o apoio da Igreja e das Autoridades na salvação de milhares de vida com a colaboração dos generosos voluntários. Nossa gratidão a Deus pelo dom tão precioso que foi a vida da Dra. Zilda Arns".
Terremoto
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. No entanto, devido à precariedade dos serviços básicos do país, ainda não há estimativas sobre o número de vítimas fatais nem de feridos. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.
Roger Pereira

Nenhum comentário:

Arquivo do blog