Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!





15 de janeiro de 2010 -  Inácio Andrade Torres
O PULO DO GATO
Recebi de Gilvan Rocha o seu mais recente livro “Comunistas filhos da pátria”. Além deste, ele publicou “Bye,bye PT”, “Caminhada socialista” e “Vermelho cor de esperança”. Atualmente escreve no caderno Opinião do Jornal O Povo, de Fortaleza; é presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos/CAEP e é membro do Diretório do Partido Socialismo e Liberdade/PSOL do estado do Ceará.
Com se vê, trata-se de um estudioso, um autodidata, muito estimado no meio acadêmico que reside em Fortaleza; um militante socialista, que tem dedicado sua vida ao estudo e a luta em prol de uma sociedade justa, fraterna e igualitária. Enfim, um bom amigo.
Isso posto, transcrevemos a seguir parte do texto “O pulo do gato: a universidade não ensina o essencial”, de autoria de Gilvan e que teve grande repercussão no âmbito universitário.
“O grande malefício das chamadas ciências humanas ministradas na universidade burguesa é que elas constroem convicções de direita, convicções que servem ao sistema e blindam a ignorância política com uma forte armadura difícil de demover, pois revestida de pretensa erudição, muito bem  titulada como bacharéis, mestres doutores ou pós-doutores. Em síntese reafirmamos: não é na universidade que encontramos a verdade política, tão necessária a humanidade, muito pelo contrario. Não é através dela que vamos elucidar os enigmas políticos e sociais, pois ele cumpre o seu papel único de instrumento prestigiado a serviço da burguesia. Qualquer alusão que a aponte como topo do conhecimento, como costumeiramente acontece, é puro engano ou descarado engodo.
A universidade burguesa pode nos ensinar muito, pode nos dar uma diversidade de conhecimentos técnicos e científicos, mas eles estarão, em última instância, a serviço do sistema capitalista, pois ela jamais poderá nos ensinar aquilo que é essencial para que possamos evitar a destruição da vida, aquilo que nos leve a superação da ordem econômica e social vigente pelo socialismo.
Consideramos justo admitir que a universidade, como dissemos, é um viveiro de técnicos e cientistas, mas vale a pena dizer, também, que no seu seio corre um caudaloso rio de charlatanismo, do faz de conta, dos grupelhos mafiosos que se respaldam no mito de uma suposta sapiência que a dita instituição lhe confere e fazem da ignorância ilustrada e bem titulada um confortável e “insuspeito” meio de vida.
Conta-se que o leão chamou o gato para que ele ensinasse seus pulos e, depois das aulas dadas, o leão partiu para devorar o gato e esse deu um pulo que lhe salvou a vida. Estranhando, o leão lhe disse: mas você não me ensinou esse pulo... Assim procede a universidade, ensina os pulos que convém ao sistema,  mas não ensinará nunca o pulo essencial, o pulo que nos salvará a vida, o pulo do gato que, nesse caso, é o socialismo”
Que Deus esteja conosco.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


Nenhum comentário:

Arquivo do blog