Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Agricultores conhecem diretrizes do biodiesel em Patos



Aconteceu na manhã desta segunda-feira 11 no auditório do Sindicato Rural de Patos uma reunião com produtores rurais com propósito de repassar todas as diretrizes para o plantio de girassol no município, programa do biodiesel do governo federal, que vislumbra como excelente alternativa complementar de renda para a família inserida na Agricultura Familiar.
Para Patos, que este ano entrou no zoneamento de plantio de oleaginosas, estão sendo destinadas sementes para plantio de 200 hectares. De acordo com o secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos Lima, serão cadastrados 100 agricultores. Ele lembra que o plantio de girassol necessariamente terá que ser consorciado com outra cultura, feijão ou milho, ou com ambas. “Realizaremos reuniões com as comunidades rurais. Nesses encontros vão ser explicadas as técnicas de plantio e haverá capacitação dos agricultores”, explicou Sebastião.
O programa do biocombustível acontece via contrato diretamente com a Petrobrás, com prazo de cinco anos. Diversas entidades a exemplo de conselhos de desenvolvimento sustentável, igrejas, sindicatos, universidades, instituições como Embrapa, Emater, bancos, governo municipal, associações rurais, cooperativas são parceiros.
Garantir sustentabilidade, inclusão social são metas do programa Biodiesel, que garante sementes, financiamento e compra direta pelo governo federal, a preço de mercado. Há cinco anos produtores do Ceará aderiram ao programa. Hoje já são 1.800 que plantam oleaginosas. Na Paraíba faz um ano da implantação do programa. Toda a produção no Nordeste tem como destino a usina de Quixadá-CE.
Para Everaldo Nóbrega, coordenador dos trabalhos da cooperativa Vinculus, as experiências do plantio do girassol e mamona têm sido bastante satisfatórias no semi-árido, onde os agricultores não precisam abandonar o plantio de subsistência, o milho e feijão. “Tem sido mais lucrativo que apelar para o seguro safra. O agricultor que planta três hectares, só exemplificando, pode ter um lucro de aproximadamente R$ 2 mil”, enfatizou Nóbrega.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog