Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Blocos do Jatobá arrastam milhares de foliões



O maior percurso do trio elétrico no Carnaval de Patos, Pra Pular 2008, também foi o mais animado, até o momento. O ponto de concentração do terceiro dia da festa de momo, o domingo, foi na Praça Coração do Jatobá, quando às 17h bom público já se aquecia para percorrer cerca de cinco quilômetros acompanhando o Trio Paradise ao som de Roberto dos Terríveis e Banda Meus Amores, até a chegada no Terreiro do Forró, terminando a programação do dia somente na madrugada de hoje. Os foliões esbanjaram mais uma vez alegria e disposição para participar desta que é considerada uma das maiores manifestações culturais do planeta, o Carnaval.
Em Patos o evento é tomado pela euforia dos blocos, cerca de trinta a trinta e cinco, segundo Amarildo Torres, presidente da Liga dos Blocos de Carnaval de Rua de Patos e Região, os quais dão importante contribuição para que a tradição do evento volte cada vez mais forte a cada ano. Desde o ano passado a Liga realiza o Carnaval em parceria com a Prefeitura de Patos. Amarildo enalteceu essa parceria, a qual traz incentivo para o surgimento de novas agremiações, que saem para brincar e praça pública, democratizando o acesso do povo às manifestações culturais. Lembrou também o aquecimento no comércio local, dos bairros, além de gerar renda para os barraqueiros, pessoal do isopor.
A Prefeitura contratou as atrações musicais, com apoio do Ministério do Turismo e contribuiu com a quantia de R$ 3 mil, usados em eventos extra-oficiais, a exemplo das prévias e despesas da Liga. O Bloco Jatô Beleza, principal da noite de ontem, o qual existe há 17 anos, saiu com dois mil foliões este ano, lembrando que faltaram abadás. Em 2009 a diretoria promete colocar um trio extra para animar ainda mais seus foliões e ampliar para três mil o número de abadás.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, disse que os blocos representam o sucesso do carnaval da cidade e nessa parceria a Liga dá grande contribuição na organização do evento, nas idéias da saída das agremiações. Elogiou a paz que reina o evento, onda as pessoas participam apenas com intuito de divertir. Acrescentou que antes do evento a Prefeitura tinha uma grande preocupação com os novos canteiros centrais da cidade, por medo de vandalismo, mas que a população tem demonstrado seu amor e respeito aos investimentos feitos pela administração municipal com dinheiro de seus impostos.
Nabor lembrou da dificuldade de realizar dois grandes eventos culturais durante o ano, já que o São João hoje é importante referência de Patos em se tratando de festa popular no Nordeste Brasileiro. “Mesmo assim não podemos deixar morrer essa tradição que é o Carnaval e nos dedicamos ao máximo para que ele cresça a cada ano, algo que vem acontecendo, o que nos deixa bastante felizes”, comentou Nabor, convidando a todos para sair no Bloco dos Sapateiros na noite desta segunda-feira. Sobre o São João disse que mais de 90% das atrações já foram fechadas e que no máximo em trinta dias essa programação será anunciada.
Assessoria
fotos:João Beleza

De negativo continua o grande número de menores ingerindo bebidas alcoólicas, uma demonstração de que os comerciantes não dão a mínima para a lei que proíbe a venda dessa droga ao público infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog