Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval de Patos deixa saudades


Considerado uma das festas de momo mais animadas dos últimos anos, o Carnaval de Patos, para muitos foliões, que acompanharam a saída do trio Paradise de todos os bairros programados, vai deixar muitas saudades. Mais uma vez a tranqüilidade e alegria tomaram conta do evento, algo comprovado pelo Corpo de Bombeiros, III Batalhão e Superintendência de Polícia Civil, que registraram apenas abuso do álcool por parte de alguns.
O evento terminou na madrugada de hoje ao som da banda Virtuais do Axé e Renato Marinho. Foram cerca de sessenta horas de intensa folia com mais de trinta blocos animando o Carnaval promovido pela Prefeitura, que contou com apoio da Liga dos Blocos de Carnaval de Rua e Ministério do Turismo. Mesmo não sendo um evento de grandes proporções como o São João, considerado o quarto maior do País, a festa de momo vem crescendo ano após ano. O prefeito Nabor Wanderley explicou que o Carnaval de Patos é uma tradição de décadas, a qual não pode morrer por se tratar de uma manifestação enraizada na cultura popular.
No carnaval deste ano não houve idade para se brincar. O Grupo da Melhor Idade é uma prova disso, com dezenas de idosos vestidos a caráter e esbanjando energia. No domingo de carnaval o Bloco das Crianças tornou a manhã de Patos mais alegre, com famílias inteiras acompanhando o trio puxado pelo Palhaço Dadá Venceslau, algo inédito no evento da cidade. Em determinados dias os foliões foram arrastados a distâncias de até cinco quilômetros do destino final, o Terreiro do Forró.
O evento foi uma oportunidade também para mais de duzentos vendedores autônomos, barraqueiros e pessoas do isopor ampliarem sua renda familiar. O comércio local, em grande escala os de bairro, a exemplo de mercadinhos, também teve bom faturamento durante a festa. A administração municipal aproveitou a grande aglomeração de foliões para desenvolver algumas campanhas educativas, a exemplo da STTrans, que não se limitou somente na coordenação do tráfego, mas levou para a praça um de seus programas, o Agente Mirim, com crianças tentando sensibilizar os condutores de veículos, conversando e entregando material informativo, numa forma de prevenir acidentes. O consumo de álcool associado ao volante foi o tema principal de uma palestra proferida por uma equipe do trânsito da Capital. Esse trabalho, denominado “O Carnaval é para alegria da gente e não para acidentes”, rendeu bons frutos e não houve qualquer acidente dentro do circuito carnavalesco, com os condutores tratando o trânsito com educação.
Outra campanha que esteve todos os dias pertinho do folião foi a de prevenção às DST/aids, com entrega de preservativos masculinos e femininos, além da conscientização da população sobre a importância do uso da caminha. A novidade deste ano foi a entrega da camisinha feminina, que gerou boa receptividade das mulheres. Diego Tavares, que coordenou esse trabalho no Terreiro do Forró, explicou que a Secretaria Municipal de Saúde possui estoque de preservativos para trabalhar com os habitantes durante todo o ano, bastando apenas os mesmos procurarem as unidades básicas do PSF.

Assessoria


fotos:João Beleza

Nenhum comentário:

Arquivo do blog