Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 18 de julho de 2008

CEFET-PB abrirá inscrições de seu Vestibular em agosto

Acontecem de 04 de agosto a 12 de setembro as inscrições para o processo seletivo do Cefet-PB – Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba. Em Patos, uma das novas unidades federais que estão sendo implantadas, os candidatos irão concorrer aos cursos técnicos em Calçados e Edificações, além do superior de Tecnologia de Segurança no Trabalho, escolhidos pela população em audiência pública. As provas acontecem nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro deste ano. As aulas dessas novas unidades, Patos, Monteiro, Picuí, Princesa Isabel e Cabedelo terão início em julho do próximo ano.
As instalações que vão abrigar os referidos cursos de Patos serão construídas nas proximidades da Escola Agrícola, Bairro Mutirão. O diretor de ensino do Cefet da Paraíba, Raimundo Nonato, informou que a edificação partirá do zero e não haverá investimentos na recuperação de prédios antigos, já que não compensaria. Uma equipe de engenharia do Centro de Tecnologia já vem fazendo os estudos para a construção da Escola Federal, que deve ficar pronta totalmente no final de 2009.

280 vagas para Patos
Segundo informou Nonato, que estima em 800, aproximadamente, o número de candidatos aos cursos oferecidos nesta cidade nesse primeiro Processo Seletivo Unificado, depois que a escola estiver concluída, outros dois cursos técnicos serão implantados em Patos, podendo surgir um segundo superior, dependendo das necessidades da localidade, como ficou acordado com a população.
Os cursos técnicos em Calçados e Edificações são direcionados àqueles que estão no ensino médio. Inicialmente vão ser oferecidas 280 vagas, sendo 40 para o de nível superior, que vai funcionar à noite. Os dois técnicos terão turmas nos três turnos. No processo seletivo, cinco por cento das vagas serão destinados aos portadores de necessidades especiais. Sobre esse processo de interiorização dos cefets, Nonato enfatizou que, felizmente, “estamos diante de um governo que tem noções concretas de que só se desenvolve o País quando a educação e a profissionalização chegarem a todos, não apenas às capitais, mas aos municípios interioranos”.
Acrescentou que os centros de tecnologia chegam não apenas para suprir a demanda por mão de obra qualificada, algo bastante reclamado no Brasil, mas para tirar os municípios da ociosidade profissional. “É como se não tivéssemos gente treinada, nem educada, no aspecto mínimo necessário e o governo resolveu tomar uma decisão. Há estudos comprovados pelo IMEP de que se a gente não tomar uma providência séria o País vai a uma falência em dez anos. Temos problemas em diversas áreas do conhecimento”, disse Nonato. Adiantou que a tendência é que as unidades do Cefet se transformem em campus, com autonomia orçamentária.

Como se inscrever
O Cefet-PB será o primeiro do Brasil a incluir o Enem como elemento de aproveitamento. O candidato que fez a prova do Enem, não importando o ano e que atingiu 40 pontos acima, terá resultado diferenciado na nota final da seleção. Segundo Nonato, 25% das 40 vagas oferecidas para o curso superior serão destinadas para os que optarem pelo aproveitamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Mônica Maria Montenegro, coordenadora dos processos de seleção do Cefet-PB, disse que as inscrições do processo seletivo 2009 da instituição serão feitas pela internet, no endereço http://www.cefetpb.edu.br/. No site há todas as informações, passo a passo para o candidato se inscrever e imprimir boleto bancário. Quem tiver interesse e não souber ou tiver acesso a esse meio eletrônico, poderá procurar o telecentro da Biblioteca Municipal de Patos, localizada na Pedro Caetano, Centro. Três monitores vão auxiliar os candidatos no preenchimento dos cadastros. A taxa para o curso superior será de R$ 60,00 e para o técnico R$ 40,00.
Quem não tiver condições de pagar a taxa pode preencher o formulário socioeconômico e de inscrição, pedindo gratuidade. Essa isenção irá de 04 a 08 de agosto. Ao abrir o site do Cefet o candidato deve ir ao ícone Compec. Neste ele dará início ao processo de inscrição, inclusive podendo acessar as provas, resultados e concorrências dos últimos processos seletivos.
Assessoria

2 comentários:

Unknown disse...

ai tem vaga para o cefet 2010?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Arquivo do blog