Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 4 de julho de 2015

Caravana do Coração atende em Patos neste sábado


Sandra Mattos


Reunião do Círculo com gestores





A Caravana do Coração, uma atividade desenvolvida pelo Círculo do Coração (ONG), rede de cardiologia pediátrica de Pernambuco, em parceria com o Governo da Paraíba, esteve em Patos neste sábado realizando mais de 1000 atendimentos (crianças e gestantes). Essa foi a terceira vez que a caravana vem a Patos com equipe multiprofissional de saúde realizando serviços de Enfermagem, Cardiologia, Ecocardiograma, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Arte Terapia, Ausculta Cardíaca e Eletrocardiograma.

Já são quatro anos de parceria do Círculo do Coração com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde. Na abertura dessa terceira edição, ocorrida nas dependências das Faculdades Integradas de Patos (FIP) compareceram representantes do município, a exemplo do secretário municipal de saúde, Anderson Sóstenes, o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, diretores do Hospital Regional e Maternidade Peregrino Filho, respectivamente Hígia Lucena e Odir Pereira, dentre outros.

A Caravana do Coração iniciou essa etapa na Paraíba inicialmente por Cajazeiras, no dia 29 do mês passado e terá percorrido doze municípios sede até o próximo dia 11. São eles: Cajazeiras, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Guarabira, Mamanguape, Sumé, Picuí, Itabaiana e Esperança.

A coordenadora do Círculo do Coração, Sandra Mattos, comemorou o sucesso desse trabalho pela rede SUS, que deve chegar ao atendimento de 100 mil pessoas na Paraíba em outubro, quando a parceria completará 4 anos. A equipe já realizou mais de 400 cirurgias do coração em crianças em nosso Estado, a maioria no Hospital Infantil Arlinda Marques, na Capital João Pessoa e no Hospital Geral de Mamanguape. Alguns casos mais complexos são direcionados para Recife-PE.

Sandra explica que o atendimento às crianças não se resume a esse momento da caravana, mas permanece o acompanhamento de quem precisa de cuidados nas 20 maternidades e hospitais que fazem parte da rede, cobrindo quase que a totalidade de nascimentos pelo SUS, em torno de 96%.

“Após esse primeiro contato o atendimento tem continuidade nas salas do coração, que são ambulatórios equipados e que permitem troca de informações à distância entre os médicos (telemedicina) e acompanharmos o paciente direto do Hospital do Coração, juntamente com os pediatras locais. Então analisamos cada caso, exames, os que necessitam de cirurgia, tratamento diferente e fazemos o encaminhamento”, explicou a coordenadora do Círculo, que conta também como parceira a Universidade de Portugal, que traz para a caravana um sistema de ausculta de sons cardíacos, que auxilia na identificação de doenças.

Nesses 20 anos de existência o Círculo já atendendo a mais de 80 mil recém-nascidos, detectou e tratou de patologias em mais de 5 mil crianças. O gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, que deu suporte aos 12 municípios da região de Patos, enalteceu essa ação do Círculo, por tantas crianças já salvas pela Caravana. “Só temos que agradecer a todos esses brilhantes profissionais que se dedicam em fazer o bem a tanta gente carente, necessitada de atendimento especializado”, enfatizou.



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog