Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de julho de 2015

MPF não envia notificações por e-mail


Se você recebeu um desses e-mails, não abra, não clique em links e apague o e-mail imediatamente

Só nas quatro primeiras horas da manhã de hoje, 2 de julho, a central de atendimento do Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa recebeu 14 ligações de pessoas informando que foram notificadas pelo órgão por meio de e-mail. O MPF alerta que não envia mensagens eletrônicas de nenhuma natureza.

Trata-se de e-mails maliciosos em que, ao clicar no link do tipo “clique aqui”, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.

De acordo com o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil, as fraudes ocorrem por meio de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), criadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários.

Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de “fishing”) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde “iscas” (e-mails) são usadas para “pescar” senhas e dados financeiros de usuários da internet.
 
 

Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog