Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 30 de junho de 2015

Em visita ao jovem “Carlinhos,” Prefeita Francisca Motta garante construção de quarto e reafirma apoio da Prefeitura à família


Na tarde desta terça-feira, 30 de Junho, a Prefeita Francisca Motta visitou pessoalmente o jovem Carlos Antônio Freitas (Carlinhos), 28 anos, com o objetivo de reafirmar a atenção prestada pelo Município, no que compete à atenção básica e desenvolvimento social, garantindo a construção de mais um quarto em sua residência, que possa atender as necessidades de acessibilidade e climatização para o jovem.

Portador de um quadro avançado de obesidade mórbida, agravado por um sério problema de saúde mental, o jovem Carlos Antônio sofre com o sobrepeso e com a dificuldade de se adequar a um tratamento, devido aos problemas de saúde mental, que lhe possibilite perder os 10% (dez por cento) de peso, necessários, para a submissão de uma cirurgia bariátrica.

Em 2012, o jovem chegou a ser internado no Hospital Santa Rosa, na Capital João Pessoa, para a realização de um tratamento que reduzisse o seu peso, e o mesmo pudesse ser submetido a uma cirurgia bariátrica. Todavia, o jovem não respondeu ao tratamento, agravado pelo problema de saúde mental, sendo trazido de volta a Patos pela família.

A família, referenciada então pela Unidade de Saúde Horácio Nóbrega, localizada no bairro São Sebastião, continuou a receber o acompanhamento de uma equipe multiprofissional do Nasf, composta por um médico, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas que, através de prontuários, realizaram junto à família, um trabalho de acompanhamento do paciente e encaminhamento, quando necessário, para atendimento em média e alta complexidade.

Diante da gravidade do caso, assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social constataram as difíceis condições de habitabilidade do jovem Carlos Antônio (Carlinhos), quando a família foi autorizada a procurar uma residência maior, custeada pelo Município, através de aluguel social, onde o jovem pudesse ter melhor acessibilidade.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, simultaneamente, a Prefeitura trabalhou para viabilizar uma moradia própria para a família, que através de uma parceria com o Governo do Estado, foi contemplada com uma casa no recém inaugurado Conjunto Habitacional Virgílio Trindade em Patos.

Uma vez em moradia própria, a família passou a ser referenciada pela Unidade de Saúde Pedro Leandro e acompanhada pelo médico intercambista cubano, Jonnys Marichal, que realiza visitas semanais ao jovem, junto com a equipe de Saúde da Família e do Nasf. A Secretaria de Saúde fornece semanalmente os medicamentos do jovem à família, por meio do acompanhamento de enfermeiras, mediante tudo o que prevê a atenção básica.

Na oportunidade, a Prefeita Francisca Motta reiterou o fortalecimento de todas as ações de atenção básica e Desenvolvimento Social que competem ao Município, prestadas pela edilidade ao longo dos anos, garantindo a construção de um quarto climatizado na nova residência do jovem Carlos Antônio, bem como, o apoio logístico necessário para o tratamento do jovem, já conseguido pela família, fora do Estado.

Atenciosamente,

Nayane Rodrigues

Nenhum comentário:

Arquivo do blog