Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de maio de 2015

II Festissauro terá exposição fotográfica de João Carlos Beltrão



“Alguns frames. Eis os pedaços de uma vida!” - É o que propõe o renomado fotógrafo João Carlos Beltrão com a exposição “Retiniando-me”, que estará em exibição na segunda edição do Festissauro - Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros. O evento acontece de 26 a 30 de maio de 2015 no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), centro, Sousa.
Retiniando-me é a primeira exposição fotográfica de Beltrão, que trabalha com algumas imagens estáticas, um outro plano reflexivo e semântico. Sua trajetória a 24 quadros/frames por segundo é apreciada no fluxotemporal dos filmes por uma característica do olho, que estabelece o movimento: a persistência retiniana.
Paraibano, brejeiro de Alagoa Grande, João Carlos Beltrão é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde 1997, atua profissionalmente como técnico em audiovisual do IFPB. Especializando na captação de imagens, atua como Diretor de Fotografia sendo premiado em diversos trabalhos: “Alma” (Cine PE), “Amanda e Monick” (Curta Santos), “Enraizados” (Fest Aruanda), “Travessia” (Curta Taquary), “Antoninha” e “Sobrecabelos” (Curta Coremas) e “O Terceiro Velho” (Comunicurtas). Beltrão também é sócio da produtora Pigmento Cinematográfico.
João Carlos já trabalhou com grandes Diretores de Fotografia, a exemplo de Walter Carvalho, Valdir de Pina, Jacques Cheuíche, Mauro Pinheiro Jr., Stephan Hess, Roberto Henkin, Jane Malaquias, Roberto Iuri, Paulo Jacinto, Lula Carvalho, Manuel Clemente, entre outros.
Como Diretor de Fotografia, ele também dirigiu a fotografia dos filmes: “Tudo que Deus Criou” de André da Costa Pinto, “Alma” de André Morais, “O Cão Sedento” de Bruno de Sales, “O Plano do Cachorro” de Arthur Lins e Ely Marques, “Cabaceiras” de Ana Bárbara Ramos; “O Terceiro Velho” de Marcus Vilar, “Aqui” de Torquato Joel, “Sanhauá” de Elinaldo Rodrigues, “ Ato Institucional” de Helton Paulino e de parte considerável da recente filmografia paraibana.
O Festival  O Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro) é um evento que congrega realizadores, produtores, estudiosos e espectadores do segmento audiovisual do sertão paraibano, de outras regiões da Paraíba e do Brasil. O evento nasceu em plena efervescência da produção e difusão do audiovisual no sertão do Estado. Essa efervescência se deve, principalmente, pelas atividades realizadas por Pontos de Cultura, Cineclubes, pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, entre outros, que vem propiciando a realização de cursos, exibições itinerantes, produção de filmes e, consequentemente, o surgimento de diversos realizadores e difusores do audiovisual nesta região. O Festissauro tem a missão reunir, exibir, difundir, capacitar, premiar e, principalmente, debater com esses realizadores e representantes governamentais as políticas públicas para o setor. Paralelo a isso, o evento também serve como meio de divulgação do Complexo Turístico Vale dos Dinossauros.

Serviço
Exposição Fotográfica Retiniando-me de João Carlos Beltrão
Data: 26 a 30 de maio
Local: Universidade Federal de Campina Grande - Centro, Sousa.
Entrada: Gratuita
Realização: Festissauro - Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros e Pigmento Cinematográfico 


Contatos para Entrevistas 

João Carlos Beltrão: (83) 9969-8714 
Leonardo Alves (Diretor do Festissauro): (83) 9948-9936 
Yaroslávia Paiva (Diretora de Produção do Festissauro): (83) 8153-6331

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog