Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Educação de Quixaba se reúne e dá início às atividades escolares em 2015



Com coordenação da secretária de Educação, Maria Rosineide, a Prefeitura Municipal de Quixaba concluiu no dia de ontem (quinta-feira 5), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos (Aciap), o Encontro Pedagógico 2015, evento que marca o pontapé inicial do ano letivo em Quixaba.

O evento contou com a presença de todos os professores, diretores e coordenadores da rede de ensino público de Quixaba que, através do Instituto de Formação e Qualificação Educacional (Infoque), assistiram a duas palestras promovidas com o intuito de norteá-los no que tange às diretrizes de ensino a serem impostas nas salas de aula neste ano de 2015.

As palestras foram divididas em duas partes. A primeira, ministrada pela professora Socorro Lucena, bateu na tecla de os professores serem críticos, reflexivos e atualizados, e, entre sugestões de como os educadores devem se reportar ao discente e implementar técnicas pedagógicas para uma melhor apresentação ao alunado. Na ocasião ela lançou o desafio aos docentes de criarem slogans que reforcem o estímulo à melhorias no âmbito educacional. 

A segunda parte da palestra foi ministrada pela professora Edilene Araújo, que falou sobre a avaliação do rendimento escolar e a importância da objetividade no aspecto avaliativo.

“A avaliação escolar se resume na dificuldade de ensinar, porém, quanto mais transparente for a avaliação, maiores são as chances de progresso”, disse a professora Edilene.

A representante do Infoque, Raquel Trindade, avaliou como positiva a iniciativa da Secretaria de Educação de Quixaba, pois vê a educação como algo cíclico e que carece de renovação de conhecimento para uma melhor aplicação.

“Precisamos entender o quão complexo é o processo educacional. E por ser complexo, é importante todos os anos renovarmos nossos estímulos e fazermos uma autorreflexão para que esse processo se renove”, destacou Raquel.

Para a Secretária Maria Rosineide, além da ajuda na tomada de diretrizes, a palestra foi fundamental para alimentar a autoestima dos professores que terão um ano repleto de muito trabalho.

“A ideia foi promover o evento visando ampliar o conhecimento e a autoestima dos nossos professores. Vamos iniciar o ano, mais uma vez, com pensamentos positivos, dispostos a enfrentar todos os desafios que nos serão impostos”, frisou Maria Rosineide.

O Encontro Pedagógico 2015 foi concluído ontem com avaliação prática sobre o processo de ensino e aprendizagem na Escola Cícero Sulpino, em Quixaba, enquanto em Patos, a equipe da Educação Infantil e da Zona Rural assistiram palestra sobre avaliação motivacional. Nesta sexta-feira cada coordenador e diretor, juntamente com suas respectivas equipes, farão o planejamento para o início das aulas, que começam no próximo dia 10, terça-feira.


Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Arquivo do blog