Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Patos realiza Dia D de combate à dengue e Chikungunya


O Dia D de Combate à dengue e à febre chikungunya em todo o País está marcado para este sábado (7). Já na cidade de Patos, sertão da Paraíba, a mobilização aconteceu nesta sexta-feira, dia 06 de fevereiro. 
Equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, pertencentes à Vigilância Ambiental, estiveram durante todo o dia intensificando as ações de combate à larva do mosquito Aedes aegypti. 
O bairro jatobá foi escolhido para sediar as ações do Dia D, em virtude de ser a localidade com maior índice de infestação, segundo o levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti  (LIRAa), onde se consegue mapear as localidades onde existe maior incidência de larvas do mosquito. 

O trabalho consistiu em uma panfletagem, onde os agentes de endemias também repassaram orientações à população sobre as formas de se combater a proliferação da larva. A equipe de agentes responsável pela área do Jatobá, fez um trabalho de tratamento a base de larvicida e utilizou a bomba costal nos quarteirões onde o número de focos da dengue foi mais alto. 

A secretária de Saúde do município, Ilanna Motta, acompanhou a ação e destacou o trabalho realizado pelos agentes. “Estamos antecipando esse trabalho de prevenção e tratamento, no intuito de diminuir o índice de infestação que geralmente tende a aumentar nesse período do ano. A cidade Patos está fazendo sua parte e os agentes de endemias estão de parabéns pelo trabalho realizado”, disse.

A Vigilância Ambiental está de prontidão e trabalhando constantemente para sanar todo e qualquer problema relacionado à dengue, e ainda ao combate da leishmaniose e da doença de chagas. A sede da Vigilância Ambiental fica localizada ao lado da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, no Centro de Patos.

Redução do índice de infestação em 2014

O menor Índice de Infestação Predial (IIP) dos últimos anos, foi registrado no mês de novembro de 2014, em Patos, no sertão da Paraíba. De acordo com o Índice Rápido do Aedes aegypti  (LIRAa) de 2014, foi indicada uma queda considerável, uma vez que, em janeiro daquele ano, o município apresentava um índice de 7,9 no primeiro LIRAa, e agora diminuiu para 2,9 no quarto LIRAa. Com essa redução a cidade de Patos passa de alto risco para médio risco. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1,0.

 

Helio Barbosa 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog