Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Em cinco anos Hospital de Patos recebe apenas 79 doações de córneas

Jordânia Xavier

Os números são inexpressivos. Mas o trabalho tem sido de persistência, de sensibilização pela equipe da OPC – Organização a procura de Córnea (Central Regional de Transplantes do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro), com intuito de captar córneas para atender a demanda no Estado.

Um levantamento estatístico feito por esse setor aponta que nos últimos cinco anos foram feitas 79 doações de córneas no Hospital Regional de Patos, parte transparente e protetora do lho, que deve ser captado no máximo em seis horas após a morte do doador para que sirva para que outra pessoa recupere a visão.

De 2009, quando foi implantada a central, aos dias atuais, o maior número de doações de córneas no HR foi em 2012, com um total de 26. O menor ocorreu em 2010, com apenas 10 captações. A ausência de responsáveis pelo paciente que foi a obtido, para que assinem a autorização de retirada da córnea, é apontado por Jordânia dos Santos Xavier, que coordena a Central de Transplantes do Janduhy Carneiro, como a principal causa como principal causa para esse número baixo de captações.

O trabalho de abordagem é feito por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, que explicam sobre o procedimento e sua importância para as pessoas que precisam enxergar. Para ser doador não precisa apresentar o desejo por escrito, em documento. Basta informar aos familiares de sua intenção. Um dos pré-requisitos para se fazer doação é em relação à idade de quem vai doar, que precisar ser entre 3 e 70 anos.

O Hospital Regional de Patos não realiza transplante, apenas faz a captação e encaminha para a Central de João Pessoa, que se encarrega das cirurgias.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog