Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CTA/SAE realiza ação alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids


Nesta segunda-feira (01), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-SAE), iniciou as atividades em torno da celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado no dia 01 de dezembro.

Desde às 08h da manhã os servidores realizaram um trabalho de aconselhamento, de conscientização, de sensibilização com a entrega de gel lubrificante, preservativos, além das orientações sobre a doença, e ainda a realização de testes rápidos. A Secretaria Municipal de Saúde de Patos contribuiu com a oferta de alguns serviços, a exemplo de orientações sobre Saúde Bucal, entre outros.

Atualmente o serviço acompanha e disponibiliza tratamento a uma média de 140 pacientes portadores de HIV. O CTA/SAE funciona com a oferta de três serviços, que são:

CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento (oferta de testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além dos aconselhamentos).

SAE – Serviço de Atenção Especializada (os pacientes portadores de HIV e Hepatites B e C são acolhidos e recebem atenção especializada.

UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos (onde os portadores do HIV recebem os anti-retrovirais, antigamente chamados de coquetel).

O serviço dispõe de uma equipe multiprofissional composta por infectologista, assistente social, psicólogo, enfermeiro, entre outros, dando assistência aos pacientes que, por ventura, tenham seus laudos reagentes a algumas das doenças anteriormente mencionadas.

O CTA/SAE fica localizado à rua João Soares, Nº 171, – bairro Jardim California, próximo ao Terreiro do Forró, na cidade de Patos-PB.

Sobre o Dia Mundial da Luta Contra a Aids - A data foi criada na Assembléia Mundial de Saúde de 1987, para despertar na população a consciência da necessidade da prevenção. Além disso, busca aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog