Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mobilidade urbana é debatida na Câmara Municipal de Patos





Com 105 mil habitantes, a cidade de Patos, beneficiada por sua posição geográfica, recebe milhares de feirantes, estudantes, representantes comerciais diariamente. O comércio agradece, o desenvolvimento é ininterrupto a olhos vistos. Mas um problema comum às grandes cidades começa a dar seus avisos, a deficiência da mobilidade urbana.

A vereadora Cláudia Leitão trouxe a discussão para a tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na noite de ontem, terça-feira 25, ao elencar falhas nesse setor que já preocupam. O grande número de veículos da cidade, motos, carros, além daqueles flutuantes, vindos de outras localidades, já começam a tornar o trânsito meio que complicado.

São mais de 30 mil veículos. Até para encontrar vaga em estacionamento para moto, às vezes é difícil. Falta ao município um planejamento de engenharia de tráfego, melhor organização dos estacionamentos, da zona azul, disciplinamento de carga e descarga de mercadorias, como acontece a toda hora, como cita a vereadora, que volta a sugerir, a Câmara já tratou desse caso em outras ocasiões, que seja feito somente à noite.

A mobilidade urbana para funcionar de forma organizada requer também investimentos em transporte coletivo público. Hoje Patos enfrenta grande déficit de ônibus, que jaó são sucateados e n ao circulam em todos os bairros. Cláudia pede que haja disciplinamento das viagens dos coletivos e que cada linha tenha uma identificação por número, previsão de passagem nas paradas e tempo do percurso, como acontece em outras cidades a exemplo da Capital e Campina Grande. “A população precisa usar transporte de coletivo, mas que ele seja de qualidade. Da forma como ele vem sendo ofertado em nossa cidade é inconcebível”, reclama a vereadora.

Ela diz que é necessário que o município viabilize um estudo técnico para transferir os estacionamentos da zona azul para as ruas paralelas, isso para aliviar o fluxo de veículos nas ruas principais e facilitar a vida do cidadão.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog