Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hospital Regional de Patos realiza 500 cirurgias







Começou ontem no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro mais uma etapa de cirurgias eletivas de catarata. Cerca de 500 foram destinadas à 6ª Gerência Regional de Saúde e vão ser realizadas até o próximo dia 12 de dezembro, sob os cuidados do médico oftalmologista Daniel Stropp.

Segundo o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, as cirurgias receberam autorização para acontecerem antes das eleições, mas o Estado, para evitar qualquer tipo de conotação política, as programou para o final deste mês.

Esses procedimentos cirúrgicos beneficiam as pessoas que não conseguiram o benefício na etapa anterior, em 2013, devido a grande demanda. No próximo ano os municípios a ser atendidos são os que ficaram de fora dessa etapa.

“É um procedimento simples, rápido, dura em média cinco minutos e que não há necessidade de se fazer pontos no local”, diz a diretora do RRP, Hígia Lucena, que, junto com Leudo farias, está sempre por perto oferecendo o apoio à equipe que realiza as cirurgias.

A cirurgia de catarata de dá através do processo de facoemulsificação, ou seja, a retirada do cristalino doente por microfragmentação e aspiração e no local implanta-se uma lente intraocular artificial. Antigamente o paciente ficava internado até uma semana ou mais. Hoje logo após a cirurgia recebe alta e deve seguir apenas as recomendações do uso de colírio.

O gerente José Leudo questionou ao médico Stropp o porquê de tantas pessoas não idosas necessitando de cirurgia de catarata. Ele disse que pode haver algum tipo de relação com a falta de proteção à excessividade de luz.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog