Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Saúde do Homem: Mutirão contra o câncer de próstata atende mais de 400 em Mãe d’Água






A campanha Novembro Azul, estimulada pelo Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal, ganhou força nesse fim de semana no município de Mãe d’Água-PB. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS) promoveu um mutirão para atender a população masculina do município com a realização do exame do toque retal (mais preciso na detecção de alterações na próstata), que contribui com o diagnostico e conseguintemente com o tratamento e a cura de alguns cânceres.

Segundo informou a secretária de saúde do município, Fátima Carvalho, 39, as atividades alusivas ao Novembro Azul tiveram início logo após o término da campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar a população feminina quanto ao câncer de mama e do colo de útero. “A exemplo do Outubro Rosa, nós queremos chamar a atenção dos homens, principalmente os que têm mais de 45 anos, para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, enfatizou. Fátima destacou ainda que a exemplo de 2013, esse ano (2014), a prefeita Margarida Tota determinou que sua pasta realizasse também todos os exames necessários que pudessem indicar qualquer outro problema de saúde nos homens. “Além da contratação do médico para fazer o exame do toque retal, a prefeita autorizou que fizéssemos em uma clinica privada outros exames que pudessem identificar outras doenças. Foram mais de 300, pois o médico não exigiu de homens com menos de 40 anos, o exame do PSA”, acrescentou.

Durante 02 (dois) dias, domingo e segunda feira, 23 e 24, o médico Dr. Eliseu de Melo Neto examinou cerca de 400 homens na sede do município e no Distrito de Stª Maria Gorete, respectivamente. Antes do atendimento clínico, o urologista proferiu palestra sobre a importância da prevenção, e falou sobre os tabus relacionados ao exame de toque. Dr. Eliseu explicou que “A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdome e que o câncer de próstata é um tumor maligno que atinge grande parcela da população aos 50 anos. Apesar disso, muitos homens relutam em consultar o médico pelo receio do toque retal”, lamentou Eliseu. “Na fase inicial não há presença de sintomas, sendo este o período em que o paciente mais tem chance de cura. Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata são: necessidade frequente de urinar, principalmente a noite; presença de sangue na urina; jato urinário fraco e; dor ou queimação ao urinar. A presença de um ou mais sintomas justifica-se a avaliação de um médico para chegar a um diagnóstico precoce de câncer de próstata ou de outras doenças”, esclareceu Melo Neto.

O médico urologista também recomendou atividades físicas, principalmente para os sedentários. “Muito embora observe que aqui em Mãe d’Água boa parte dos homens tenha uma atividade física impulsionada pelo trabalho na agricultura e pecuária, aos demais recomento fazer pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias; ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais; reduzir a quantidade de ingestão de gorduras, principalmente animal; manter o peso na medida certa; diminuir o consumo de álcool e principalmente não fumar”, alertou o urologista.

BALANÇO

Ao final da “maratona” de atendimento, Dr. Eliseu de Melo Neto fez uma avaliação positiva dos trabalhos relacionados a campanha Novembro Azul em Mãe d’Água “principalmente pela participação maciça dos homens, fruto justamente da campanha desencadeada pela secretaria de saúde do município que se preocupou em publicizar, seja através de carros de som ou de outros meios de comunicação, esses dias “D” de atendimento”.  Finalizou Eliseu de Melo Neto.

Se por algum motivo, algum homem com idade acima de 45 anos tenha ficado sem atendimento, o médico Eliseu disse que retornará ao município em janeiro de 2015, “Se depender de mim, todos os homens de Mãe d’Água serão examinados”, finalizou Eliseu de Melo Neto.

PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdome. O câncer de próstata é um tumor maligno detectado no sexo masculino e atinge grande parcela da população aos 50 anos. Apesar disso, muitos homens relutam em consultar o médico pelo receio do toque retal.

MAIS SOBRE O NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mundo todo, organizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida a sociedade e sobretudo aos homens com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças predominantemente masculinas. Em vários países, ocorre mais que uma simples campanha de conscientização, há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

PREOCUPAÇÃO

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), são esperados 68 mil casos do câncer de próstata até o final de 2014. Na Paraíba, a pesquisa indicou que 930 homens podem ter a doença, destes, 220 somente na capital.

Neste mês, a campanha mundial Novembro Azul, criada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, visa esclarecer a população acerca dos mitos da doença e estimular o exame como forma de prevenção do câncer de próstata, o que continua a ser um tabu entre os homens.

De acordo com o urologista Eliseu de Melo neto, este é um dos principais fatores da mortalidade em decorrência da doença. Segundo ele, um dos maiores problemas é o preconceito dos homens em relação ao exame de toque, que continua sendo o meio mais eficaz de descoberta do tumor.


Asscom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog