Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Academias de Saúde: População do bairro Jatobá destaca benefícios da prática de atividades físicas




A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Saúde vem investindo constantemente na promoção da saúde da população, seja através da reforma, ampliação e construção das unidades básicas de saúde ou ainda da implantação de academias de saúde.

Atualmente a cidade conta com três pólos de Academia de Saúde: praça da igreja de Nossa Senhora de Fátima no bairro Belo Horizonte, praça de Perequeté no bairro Maternidade e na praça Apolônio Gonçalves no bairro Jatobá. Além dessas três academias construídas por meio do Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, a prefeitura investiu na instalação de equipamentos em mais cinco praças, sendo os bairros: José Mariz, Salgadinho, São Sebastião, Vila Cavalcante e Matadouro, totalizando cinco pólos.

Na Academia de Saúde recém inaugurada na praça Apolônio Gonçalves, bairro Jatobá, dezenas de mulheres, homens e crianças estão usufruindo das aulas de dança e atividades físicas nos equipamentos instalados.
A educadora física, Sara Viana, pertencente ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF IV), informou que a adesão da população está sendo muito grande para participar das atividades físicas, seja na parte da dança ou na academia de saúde.

“Em relação à academia de saúde nós repassamos as orientações de como se utilizar corretamente os equipamentos. Também temos uma atividade diferenciada, porém dentro do padrão do Ministério da Saúde, que são as atividades com dança. Inclusive estamos tendo a adesão de crianças nessa parte de dança, e nessa atividade não há restrições, tendo em vista que orientamos da forma correta”, explicou Sara.

Além dos educadores físicos, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), possuem farmaceuticos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. A equipe desenvolve ações diversificadas sempre com base na orientação das atividades físicas, bem como prevenir doenças, sobretudo as cardiovasculares.

O senhor Vicente Ferreira da Silva, morador do Jatobá e praticante de atividades físicas, disse que a Academia de Saúde da praça Apolônio Gonçalves foi a melhor coisa que já aconteceu no bairro.

“Foi a melhor coisa feita neste bairro desde que moro aqui, porque além de servir para a saúde da gente também serve para que as crianças possam brincar”, relatou.

Ana Conceição, moradora do bairro, disse que a prática de exercícios físicos tira as pessoas da ociosidade e também promove mais saúde. Ela também destacou como importante a presença de um educador físico para orientar os praticantes.

Os encontros com a educadora física acontecem nas terças e quintas, das 17h00 às 18h00. Além da Academia de Saúde e da quadra esportiva que compõem a praça Apolônio Gonçalves, a população ainda conta com a unidade básica de saúde Dr. Geraldo Carvalho, localizada ao lado da praça.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog