Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Gestantes de alto risco sem devido acompanhamento preocupa 6ª Gerência de Saúde





A chegada inesperada de gestantes de alto risco à Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, muitas delas menores, de 15, 16 anos, tem sido uma das grandes preocupações da 6ª Gerência Regional de Saúde. Isso por que essas mulheres não saindo de seus municípios em busca de atendimento no Banco de Leite Vilani Kherle sem o devido acompanhamento.

O gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, explica que, à gestante de alto risco, ao chegar de forma repentina, cria-se um desconforto pelo corre-corre, inclusive de gestores municipais, que querem um rápido atendimento. “O ideal é que, diante da certeza de uma gravidez de alto risco, essas informações sejam encaminhadas, junto com a gestante, para o Banco de Leite, onde ela terá o atendimento adequado”, informa José Leudo.

Ele explicou que alguns municípios não estão fazendo o encaminhamento correto das gestantes para a Maternidade, principalmente no quesito alto risco. Leudo explicou que há um índice muito alto de gestantes menores de 17 anos e maiores de 35, faixas etárias consideradas de alto risco e que o Ministério da Saúde pede maior atenção por parte do PSF no acompanhamento dessas mulheres.

“Apelamos para os municípios e para as próprias gestantes que se conscientizem disso. O acompanhamento tem que ser bem mais elaborado, profundo. O Banco de Leite da Peregrino Filho possui uma equipe preparada para atender as gestantes de alto risco. A gente orienta às mulheres com alguma doença na gravidez, ou que tiveram problemas em partos anteriores, que busquem o Banco de Leite da Maternidade de Patos”, enfatizou o gerente regional de Saúde.

Ele recomenda aos gestores municipais a pedirem às equipes de saúde da família mais atenção aos casos de mulheres com gravidez de alto risco, já que muitas gestantes estão procurando o Banco de Leite sem o devido acompanhamento do município.



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog