Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 24 de agosto de 2014

Alunos apresentam Liga Pela Paz em aniversário de Cajazeiras

Edna Elba


Comandante do III BPM, Cunha Rolim, também participou do desfile em Cajazeiras



 

Walmíria Sousa

A cidade de Cajazeiras comemorou sexta-feira, 22 de agosto,  seu aniversário de emancipação política, 151 anos, com muita festa. O tradicional desfile cívico, sempre realizado na data que marca a emancipação, levou uma multidão às ruas para prestigiar as instituições de segurança pública e de se serviços de emergência e a graciosidade das escolas municipais, estaduais e privadas, que dão um verdadeiro show na avenida.

Este ano uma das novidades do desfile do aniversário de Cajazeiras, município localizado a 468 quilômetros da capital João Pessoa, foi a apresentação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Joaquim Matos, conhecida  como Escola do Rotary, que mostrou aos habitantes cajazeirenses a nova ferramenta didático-pedagógica Liga Pela Paz, metodologia abraçada em todas escolas estaduais da Paraíba pela inovação no uso da emoção para reduzir a violência na escola e incluir socialmente os alunos na comunidade.

Alunos expuseram em plaquinhas diversos comportamentos trabalhados em sala pelos educadores na aplicação da Liga Pela Paz. O bem-pensar, a solidariedade, a socialização, a tolerância, o diálogo, a automotivação, dentre outros sentimentos que precisam ser reconhecidos e analisados em sala de aula, buscando novas formas de encarar as dificuldades emocionais do cotidiano escolar. Essa foi uma das propostas levadas ao público pela Escola Cel. Joaquim Matos, uma das onze estaduais que desfilaram, sendo escolhida para falar sobre a Liga Pela Paz, recebendo aplausos dos milhares de espectadores do evento cívico.

Edna Elba de Caldas Barreto, gerente da 9ª Regional de Educação, com sede em Cajazeiras, enalteceu a importância da metodologia de ensino Liga Pela Paz no enfrentamento à violência, algo que tem preocupado o Brasil inteiro. “É crucial despertarmos em nossos pequeninos o respeito mútuo, a tolerância, a consideração, o carinho, o amor e acima de tudo desenvolver uma cultura de paz”, enfatiza Elba.

Após a formação de aproximadamente 250 educadores da 9ª Regional de Educação, ocorrida no dia 22 do mês passado, na última semana houve reunião com os gestores escolares que tiveram a oportunidade de receber mais informações sobre a Liga Pela Paz, que terá sua abertura oficial dia 29 de agosto em todas escolas estaduais da cidade. A escola de Cajazeiras escolhida para aula inaugural da Liga Pela Paz foi a Joaquim Vitor Jurema.

Para a coordenadora dos Primeiros Saberes da Infância da 9ª GRE, Walmíria Regina de Sousa, a Liga Pela Paz chega como uma injeção de ânimo para os educadores, um programa parceiro, sensível a essa inteligência emocional, que é a proposta da metodologia. Sobre a importância da emoção na busca por melhor aprendizagem, comenta: “À medida que você se importa com o aluno, demonstra o lado emocional que ele tem para o desenvolvimento pleno enquanto ser humano, enquanto educando, nós diminuímos a possibilidade dele delinquir, que tenha cada vez menos comportamento violento”.

Walmíria diz que trabalhar a emoção nos primeiros anos de vida acadêmica do aluno é muito importante justamente porque é o momento em que se vai formando a personalidade, seu desenvolvimento psicológico. “Se nós já educamos o aluno para regular suas emoções, a aprender a lidar com elas, nós teremos uma maior interação professor-aluno e uma interação escola-família também”, finalizou. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog