Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Gerências regionais de educação da Paraíba apresentam Liga pela Paz aos alunos



Luis Carlos Gabi












Hoje foi um dia de mobilização em todas as gerências regionais de Educação do Estado da Paraíba, momento de apresentação aos alunos, de lançamento oficial da Liga pela Paz nas escolas, metodologia de ensino inserida no Plano de Educação, que trabalha a emoção para implantar uma cultura de paz, de não violência na comunidade escolar.

Em Patos, sede da 6ª Gerência de Educação, alunos do 5º ano e professores das unidades de ensino fundamental, Coriolano de Medeiros, Antônia Araújo, Madre Auxiliadora, Dom Expedito Eduardo de Oliveira, CAIC Dr. Romero Nóbrega, Maria Nunes e Rio Branco vivenciaram alguns momentos em torno da Liga Pela Paz. Ao mesmo tempo, alunos que ficaram em sala de aula assistiram apresentações sobre a metodologia de ensino que passa a fazer parte de seu cotidiano.

Inicialmente o gerente regional, Luis Carlos Gabi, fez a abertura do evento enaltecendo a Liga Pela Paz como fator de diminuição da violência nas escolas e pelos avanços que deverão acontecer, como maior aprendizado do alunado.

Na sequência a coordenadora regional do Programa Primeiros Saberes, Gilka de Cássia Alves, apresentou a estrutura de aula da Liga Pela Paz. Ela explicou que este é o quarto momento com Liga Pela Paz. O primeiro foi a palestra com o professor João Roberto de Araújo, da organização Inteligência Emocional, criador dessa metodologia de ensino hoje presente em quase todos os estados brasileiros. Depois houve a formação dos educadores, depois dos coordenadores e agora a culminância com apresentação da Liga aos alunos.

Nesta sexta-feira 29, no Ginásio da Escola Rio Branco, os alunos apresentaram danças, jograis e cantaram temas enfocando a paz. A programação foi encerrada com a dança circular. “A partir deste momento as escolas vão trabalhar o emocional dos alunos, mostrar a estes que a paz deve prevalecer em nosso ambiente. A Liga Pela Paz só veio engrandecer nossas metodologias educacionais”, analisou Gilka de Cássia.

Luis Carlos Gabi explicou que, com a Liga Pela Paz, as escolas trabalham a educação emocional e social, fazendo a conscientização e prevenção à violência, com que os alunos, desde pequenos, aprendam a lidar e a respeitar seu emocional e do outro. “Nessa fase inicial 14 escolas da região de Patos estão vivenciando, a partir de hoje a metodologia Liga Pela Paz. Por fazer parte do plano de educação estadual, todas de 1º ao 5º ano também irão implantá-la”, disse Gabi.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog