Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Fisioterapia auxilia no tratamento de pacientes com problemas respiratórios






Lívia Garcia


As doenças respiratórias são a quarta maior causa de mortalidade por doença no Brasil, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde. A fisioterapia respiratória é um dos métodos bastante usados para auxiliar no tratamento dessas doenças. O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro mantém esse serviço 24 horas por dia. O serviço é disponibilizado a pacientes de UTI, urgência, AVC e enfermarias.


A coordenadora de fisioterapia do Regional de Patos, Lívia Garcia Nóbrega, diz que 21 fisioterapeutas, especialistas em UTI e emergência, acompanham esses pacientes, a maioria deles entubados, que fazem uso de ventilação mecânica, ou seja, respiram com uso de aparelhos, apresentam insuficiência respiratória. Cerca de 30 pacientes recebem, diariamente, esse acompanhamento da fisioterapia, especialidade que auxilia bastante no desmame, ou seja, na dispensa desses equipamentos.


“Esse serviço de fisioterapia respiratória é amplamente usado para o tratamento, de pessoas de qualquer faixa etária, que possuem problemas pulmonares. É algo tão importante que mantemos um fisioterapeuta 24 horas por dia na área de AVC, um dos setores que mais necessita dessa atenção. O objetivo maior é evitar a progressão da doença, tornar mais rápida a recuperação do paciente”, comentou Lívia. 


Os pacientes que mais fazem uso da fisioterapia respiratória do Janduhy Carneiro são as vítimas de AVC, com pneumonia, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), edema agudo e de pulmão e insuficiência respiratória (invasiva ou não invasiva).


O Hospital Regional de Patos possui equipamentos que qualificam o serviço, como os ventiladores mecânicos, incentivadores respiratórios e materiais em geral. A fisioterapia ajuda a diminuir o avanço de vírus e bactérias, fortalece a musculatura do paciente, para que este possa desempenhar melhor o exercício aeróbio, além de reduzir chances de casos associados à pneumonia. 


Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog