Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ordem de serviço para Centro de Oncologia de Patos: Mulheres farão carreata

Ricardo Coutinho - Foto:Secom-PB

Marcos Eugênio

A tão aguardada obra que facilitará o acesso de pacientes com câncer de dezenas de municípios sertanejos, o Centro de Oncologia de Patos, terá sua ordem de serviço anunciada no próximo dia 4 pelo governador Ricardo Coutinho, em visita a esta cidade. O grupo de mulheres voluntárias “Amigas Viva a Vida”, associação formada por pacientes ou ex-pacientes com câncer, para celebrar esse momento, por tantos anos reivindicado, está organizando uma carreata, dentro da programação do Outubro Rosa, mês que marca uma extensa campanha de prevenção ao câncer, com destaque para o de mama, que mata só no Brasil 12 mil mulheres por ano.

Durante todo o mês a Paraíba inteira será convidada a participar das atividades do Outubro Rosa, uma extensa campanha de prevenção ao câncer. O Amigas Viva a Vida dá uma demonstração de compromisso com a solidariedade, de luta por melhores condições de vida para as pacientes com câncer que, além do sofrimento do tratamento a base de quimioterapia e radiologia, as que residem no interior são obrigadas hoje a enfrentar longas distâncias para receber o atendimento.

Uma das grandes lutas do grupo foi para colocar em funcionamento um mamógrafo que havia encaixotado na Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos, enquanto muitas mulheres não conseguiam fazer a prevenção por falta de vontade política de colocar o aparelho em funcionamento. O Governo do Estado atendeu ouviu esse reclame e desde o ano passado vem oferecendo cerca de 500 exames/mês, sendo a Maternidade de Patos referências para cerca de 90 municípios no serviço de mamografia. Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente tem 95% de chance de cura.

O governador Ricardo Coutinho, nessa sua visita à Morada do Sol no dia 4 de outubro, poderá anunciar também o início da construção da Escola Técnica Estadual de Patos, dentro da programação dos 1000 dias de seu governo.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog