Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde orienta população sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase



A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 30, um pit-stop educativo em alusão ao dia mundial de combate e prevenção à Hanseníase, comemorado no último domingo. A atividade aconteceu durante toda a manhã, ao lado da Agência dos Correios, no Centro de Patos.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Silvana Cavalcante, o objetivo da ação é facilitar o diagnóstico de possíveis casos de hanseníase, e para isso mobilizou uma equipe de 70 pessoas para divulgar o trabalho e orientar as pessoas para que procurem fazer o teste de sensibilidade.

Silvana disse ainda que as pessoas com alguma alteração na sensibilidade, posteriormente serão avaliadas por uma dermatologista do município, para se necessário, iniciar o tratamento.

Além do pit-stop, as atividades educativas no tocante ao diagnóstico e tratamento da hanseníase, continuarão sendo realizadas durante a primeira semana de fevereiro, nas Unidades de Saúde do município.

“A pessoa que perceber qualquer mancha com alteração de sensibilidade, pode procurar o PSF de sua área para ser avaliada”, afirma a coordenadora.

Para dona Antônia Henrique Batista, que foi submetida ao teste de sensibilidade, a oportunidade de fazer o teste em plena via pública, foi oportuna, pois facilitou um maior contato com o serviço.

“Peço as pessoas que aproveitem o que o município oferece, pois desde o diagnóstico até o tratamento, o processo é totalmente gratuito”, conta a popular.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog