Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Maternidade de Patos moderniza atendimento de classificação com risco


 
Valorizando o título de maternidade mais moderna do interior nordestino, a Maternidade de Patos Dr. Peregrino Filho busca inovar cada vez mais, utilizando tecnologia digital para facilitar a vida de sua imensa clientela oriunda de aproximadamente 90 municípios. A partir desta terça-feira 09 todo o fluxo de atendimento de pacientes passou a seguir passos bem direcionados, numa organização que gera resolutividade. A implantação de um sistema de informática torna ágil o atendimento com classificação de risco. Grande parte dos funcionários do acolhimento já foi capacitada para fazer uso da ferramenta digital.

Implantado pela empresa Wf7 contratada pelo Instituto Social Fibra, que administra a Peregrino Filho, o software funciona em rede e com computação nas nuvens, uma tendência mundial de armazenamento de dados na rede mundial de computadores, com vários terminais e painéis eletrônicos. A paciente ao chegar ao Hospital Maternidade faz seu cadastro na recepção, cadastro este contendo várias informações como nome documentos, endereço, hora que chegou, dia, mês e ano. 

Este dados são acessados pela equipe de triagem em outro terminal (ambulatório). No final deste mês será implantado mais um terminal, sendo que este terá como finalidade gerar uma senha assim que a paciente chegar. Ela aguardará na sala de espera, climatizada e com TV ser chamar pelo painel eletrônico (visual e sonoro) para oferecer suas informações para o cadastro. 

No setor ambulatorial a paciente irá relatar suas necessidades clínicas, que serão adicionadas no seu cadastro. O médico plantonista, em sua sala, a recebe ciente de seu problema e ali faz todos os procedimentos, solicita exames, prescreve medicamentos, faz os encaminhamentos necessários tudo digital, sem fazer uso de papéis. Nas duas salas de observação, contendo painéis eletrônicos, os profissionais de saúde, se houver necessidade de retorno ao médico é acionada uma tecla para o terminal deste que irá dar prioridade a esta paciente.  

Todas as informações do prontuário ficam armazenadas e podem ser acessadas pelo médico onde quer que ele esteja, inclusive através de um celular, tablet, qualquer tipo de ferramenta com acesso a internet. Sempre que ela precisar fazer uso dos serviços da Peregrino Filho seus dados, prontuários serão fáceis de acessar, bastando a apresentação do documento pessoal. São informações que ficarão permanentemente nos bancos de dados da Maternidade. 

“Esse sistema organiza, facilita o atendimento, gera resolutividade e reduz gastos”, resumiu os ganhos com a modernização do atendimento com classificação de risco, a superintendente do Instituto Fibra, Jucineide Oliveira Silva. Pacientes em situação de risco são prioritárias no sistema de atendimento e não precisam seguir os mesmos passos daquelas que podem aguardar de acordo com os protocolos de espera. 

Modernizar os serviços, facilitando o acesso da população, intensificar a educação continuada, tem sido algo perseguido pelo Governo do Estado. A Fibra segue nessa linha e está implantando o sistema informatizado também no Hospital de Taperoá e na UPA de Guarabira, por ela gerenciados. Para o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, os avanços na qualidade do atendimento na Maternidade Peregrino Filho são visíveis e a tendência é de melhorar cada vez com a capacitação constante dos funcionários e introdução de novos serviços.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog