Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Autoestima – uma leitura saudável para começar bem o seu dia!


A criança é o maior no Reino dos Céus

O 12 de outubro é o dia consagrado à criança e também a Nossa Senhora Aparecida - a Padroeira do Brasil. Certamente, muitas festas acontecerão para celebrar a data. Pelo Brasil inteiro, além da distribuição de presentes com crianças carentes - como costumam fazer alguns políticos – serão feitas leitura de textos, recital de poesias e manifestações verbais de louvação, seguidas de outras atitudes de afago e de carinho.

E como seria bom e muito justo, que estes gestos perdurassem durante todo o ano? Mas, infelizmente, isso não acontece! A Paraíba, por exemplo, ostenta indicadores sociais lamentáveis no que se refere à atenção às nossas crianças quer na educação, quer na saúde e segurança. Somos um dos estados da federação onde se registra altos índices de violência contra as crianças, mulheres e idosos.

Também pudera. Conforme dados do IBGE, nos últimos dois anos, aumentou significativamente o índice de empobrecimento do povo paraibano, trazendo implicações graves para a parcela mirim da população. Temos mais gente vivendo com menos de meio salário mínimo do que no Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. O pior: essa situação vem piorando a cada dia.

Mesmo assim, com toda essa atmosfera de pobreza e sofrimento, o dia da criança tornou-se uma data importante para o comércio, e de interesse para os pequenos e grandes empresários. Período de armação de estratégias para aumentar as vendas, nivelando falsamente, através de uma mídia insinuante, ricos e pobres dando a impressão que ambos tenham igual poder de consumo. O resultado é que, em alguns casos, a conta para realização do sonho infantil acaba por transformar-se em pesadelo e insatisfação pra os pais.

E tudo isso deve-se quase sempre ao equivocado conceito de que felicidade está associada ao poder de consumo. Tem valor que compra mais, vale mais o que é mais caro. Conclusão: essa falta de educação econômica doméstica pode ser traduzida como um fator de risco para uma doença atual e rara, a oniomania que é a vontade mórbida e incontrolável de se fazer compras. Mas isso é assunto para outro artigo. Pois bem, - distante do quadro acima descrito - no dia de hoje, apresentamos para reflexão, o texto abaixo, extraído da Bíblia (Mateus, 18. 1-6). Leia-o e discuta-o com amigos e familiares e, se possível, repasse. Valerá a pena.

“Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus. E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. Porém, se alguém fizer cair em pecados um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma grande pedra e o atirassem no fundo do mar.

Nossos parabéns a todas as crianças do Brasil pela passagem do seu dia. Que tenham todas um futuro promissor com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida. E um grande beijo e abraço para Maria Alice, minha neta de 14 meses, esse anjo de nossa família e da família do irmão Serafim.
 
Inácio A. Torres

Nenhum comentário:

Arquivo do blog