Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Governo do Estado capacita profissionais de saúde sobre protocolo da Influenza

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, realiza nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, na cidade de Patos, uma qualificação sobre Protocolo de Tratamento da Influenza. O evento é voltado aos médicos da rede hospitalar de seis Gerências Regionais de Saúde com sede nos municípios de Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa e Princesa Isabel.

A meta é reunir cerca de 60 profissionais. Este ano, foram notificados 22 casos de Influenza na Paraíba. Desse total, dois foram confirmados de H1N1 e dois de Influenza do tipo B. Foi registrado o óbito de um adolescente de 17 anos, na cidade de Piancó.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Talita Tavares, explicou que para ministrar a qualificação foi convidado o médico infectologista Francisco de Assis. “Queremos, com esse evento, fortalecer a assistência para o agravo tendo a coleta da amostra em tempo oportuno estabelecendo fluxo, notificação e tratamento, evitando, assim, o agravamento e óbitos”, destacou.

Talita Tavares explicou que outra qualificação foi realizada no último dia 12 de setembro com representantes dos núcleos hospitalares, farmacêuticos e os coordenadores das 12 Gerências Regionais de Saúde da Paraíba, com o objetivo de trabalhar o Protocolo de Tratamento de Influenza do Ministério da Saúde. O objetivo do encontro foi fortalecer o fluxo de notificação e distribuição do medicamento Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu).

O evento aconteceu simultaneamente nas cidades de João Pessoa, Patos e Piancó.  Os profissionais foram orientados sobre como proceder para realização de um mapeamento, diagnóstico e planejamento das ações contra Influenza. Foram distribuídos kits referentes ao mais recente protocolo do Ministério da Saúde, com ficha de notificação, para que se tenha um diagnóstico da situação nas diversas regiões do Estado.

Talita Tavares explicou que o protocolo do Ministério da Saúde recomenda tratamento oportuno dos casos de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Seguindo os critérios para definição de casos (SG ou SRAG), o protocolo traz conduta medicamentosa com o uso de Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu) de forma empírica (não se deve aguardar confirmação laboratorial) junto aos medicamentos sintomáticos e da hidratação, independente da situação vacinal. O Protocolo está disponível no site do Ministério da Saúde”, explicou.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES lembra ainda que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave devem ser notificados. “O profissional de saúde deverá realizar a coleta da naso e orofaringe e enviar o material para o Lacen Paraíba, acompanhado de uma cópia da ficha de notificação. A ficha original deve ser entregue para o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia ou na Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH) e deverá ser encaminhada imediatamente para o Estado e município”, alerta.

A influenza é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva, coriza e rinite. Podem estar presentes diarréia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival.

O vírus influenza é transmitido facilmente de uma pessoa infectada para outra por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas. No Brasil, os vírus influenza predominantes são o Influenza A e o Influenza B. Os subtipos da influenza A que predominam são: o A/H1 sazonal, A/H3 sazonal e A (H1N1)pdm09.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog