Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SES oferece capacitação em testes rápidos de HIV



 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou ontem, terça-feira 25 em Patos treinamento de diagnóstico da infecção do HIV e sífilis, com a utilização de testes rápidos. O evento é direcionado a enfermeiras (nível superior) da regional Patos e visa detectar precocemente o HIV/sífilis. Faz parte também da programação capacitação em Hepatite B e C, que acontece no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, de Patos. Seguindo normas do Ministério da Saúde, hoje somente os CTAs realizam esse exame na rede de saúde.

Dessa capacitação de Teste Rápido do HIV/Sífilis, que se estende até a próxima sexta-feira, duração de 16 horas, não participam profissionais de Patos, Teixeira e Santa Luzia, que ficaram para outra etapa. Quatro técnicos da SES – Secretaria de estado da Saúde são os facilitadores desse encontro que acontece no auditório da 6ª GRS: Mailza Gomes (assistente social); Elizabeth Barbosa (psicóloga); Nelize Granjeiro (farmacêutica) e Suely Cantalice (enfermeira). 

A equipe apresenta o projeto de implantação do Teste Rápido nas unidades básicas de saúde, a partir da Rede Cegonha. No cronograma o HIV/Aids/Sífilis é exaustivamente trabalhado, desde sua historia, sintomatologia, causas, diagnóstico e a prevenção; acontecem dinâmicas; avaliações com os participantes; discussão em torno de biossegurança em unidades de hemoterápicos e laboratórios de saúde pública; apresentação do testes rápidos a partir da coleta de amostra por punção da polpa digital. A parte prática, demonstração aos presentes de como deve ser feito o teste rápido, está acontecendo no auditório da 6ª Gerência, no Hospital de São Mamede e no Presídio Feminino de Patos.

São alvos do Teste Rápido de HIV/Sífilis, principalmente as gestantes, seus parceiros sexuais, com ampliação para profissionais do sexo, motoristas de caminhão, segundo informou Nelize Granjeiro.

Essa capacitação promovida pelo Governo do Estado, através da SES, já ocorreu nas seguintes gerências regionais: 1ª, 4ª, 8ª, 9ª, 11ª e agora na 6ª. A cidade de Patos é importante referência no trabalho de prevenção e diagnóstico do HIV/Aids. Há o CTA e desde agosto do ano passado que funciona o SAE – Serviço de Atendimento Especializado e nela a UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, que fornece os medicamentos para o tratamento das HIV/Aids. Hoje cerca de 20 pacientes da regional Patos recebem regularmente sua medicação nessa UDM. 

O teste rápido, como o próprio nome revela, sai em pouco mais de 15 minutos e é bastante simples, apenas um furo no dedo e coleta de duas gotinhas de sangue. Cerca de 120 cidades em nosso Estado já implantaram na atenção básica o teste rápido do HIV/Aids e hepatites virais.  Na Paraíba, segundo dados da SES, houve um crescimento nos casos de Aids de 37,55% em cinco anos, de 2007 a 2011.

No Nordeste a Paraíba ocupa a quinta colocação em casos de Aids. São 4.759 pessoas infectadas com o vírus de 1980 até dezembro do ano passado, estatísticas do Ministério da Saúde, superando no mesmo período Alagoas (4.119), Rio Grande do Norte (3.866), Piauí (3.655) e Sergipe (2.815). A maior incidência está entre homens heterossexuais, com idade entre 24 e 39.

João Pessoa aparece na lista com o maior número de notificações com 1.597, seguido de Campina Grande com 669; Santa Rita (237), Bayeux (234), Cabedelo (153), Patos (100), Guarabira (72), Mamanguape (66), Sapé (65), Rio Tinto (65), Cajazeiras (54), Sousa (51) e Itabaiana (48). A 6ª Gerência Regional de Saúde vem abastecendo constantemente os municípios, motéis, presídios com preservativos. “Além disso é crucial a intensificação de campanhas preventivas, que orientem a população sobre como evitar as DST/Aids”, comentou o gerente regional José Leudo Farias.

(6ª GRS)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog