Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Maternidade Peregrino Filho inaugura sala de porcionamento e UTI neonatal

A Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos, na abertura da XXI Semana Mundial de Aleitamento Materno, inaugurou sua sala de porcionamento e a UTI neonatal. Com a oferta desses dois serviços o Governo do Estado consolida suas metas de descentralização, regionalização e fortalecimento da alta complexidade dessa Maternidade, a mais moderna do interior nordestino, referência para cerca de 90 municípios.

O Banco de Leite de Patos Drª Vilani Kherle, que possui um cadastro de 30 mães doadoras, de Patos e Santa Luzia, também inicia hoje (quarta-feira 01) a campanha de doação de leite, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Social Fibra, que vem cumprindo o previsto no contrato com o Estado no tocante à administração da Peregrino Filho.

A ilustração do material de campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno elaborado pela direção da Maternidade não traz artistas de novela, cantoras e sim uma mãe doadora da cidade. A intenção, segundo Jucineide Oliveira Silva, superintendente do Instituto Fibra é incentivar e retribuir o gesto solidário das mulheres que oferecem seu excedente lácteo, regionalizando ainda mais a campanha e enfocando mais a mãe sertaneja.

A sala de porcionamento (lactário) vinha, desde o início do governo Ricardo Coutinho, sendo preparada para ampliar a atenção à mulher. O leite doado terá enorme valia para o desenvolvimento de crianças prematuras. Na sua abertura houve a ordenha em uma mãe da cidade de Patos, que recebeu todas as orientações da equipe do Banco de Leite sobre como fazer a manipulação, coleta e armazenamento do leite.

Em relação à abertura das UTIs, importantes para toda a rede de pediatria e obstetrícia da região, Rogério Nunes, diretor da Maternidade, enfatizou que as mães de alto risco que eram encaminhadas a João Pessoa, os bebês prematuros de alto risco hoje dispõem de toda a infraestrutura, equipes capacitadas para atendê-la na Peregrino Filho. Informou também sobre a introdução de exames de colposcopia, em breve, que irá ampliar a prevenção ao câncer de colo de útero. O objetivo da Maternidade é torná-la Hospital da Mulher, concentrando o maior número de serviços possíveis para oferecer a sua clientela. No projeto das cirurgias eletivas a Peregrino realizará 150/mês, uma regulação que está sendo fechada com os municípios da 6ª Regional de Saúde. 

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias deu ênfase às ações que o Governo do Estado vem implementando no Sertão, citando a Maternidade Peregrino Filho, que amplia seus serviços com a UTI neonatal e a sala de porcionamento. “Nós temos em Patos o maior serviço disponível para a mulher sertaneja, que é a Maternidade. Muitas outras ações vão acontecer para ampliar ainda mais a referência desse centro de saúde modelo para o interior nordestino”, comentou. 

A Campanha de Aleitamento Materno, realização do Governo do Estado e Instituto Social Fibra, tem em sua programação nesta quinta-feira 2 na Praça Getúlio Vargas, centro de Patos, trabalho de mobilização e conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite. Com a abertura da UTI neonatal a demanda deverá crescer por esse nutriente, com atendimento de crianças prematuras cujas mães não conseguem amamentar. 

Na sexta-feira 3 no auditório da 6ª Gerência de Saúde, a partir das 8h, acontecem duas palestras: “Aspectos afetivos e emocionais do aleitamento materno”, pela psicóloga Volffraniad de Sá e “Compreendendo o passado – planejando o futuro”, tendo como palestrante o enfermeiro Rogério Nunes Silva. Essas palestras serão oferecidas também no período da tarde, tendo como público alvo todos os funcionários da Maternidade.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog