Marcos Eugênio
Aconteceu na noite desta terça-feira 24 no auditório do Gudes Shopping
Center de Patos uma palestra oferecida pelo Sebrae aos micro e pequenos
empresários, orientando-os sobre como participar de licitações públicas. Elton
John da Costa, especialista da nova política nacional de compras governamentais
foi o facilitador.
Ele iniciou fazendo uma rápida explanação em torno da economia contemporânea
internacional (destacando a crise surgida a partir de 2008), nacional e
regional, mostrando a importância dos pequenos empreendedores na política de
compras governamentais na era da globalização.
Falou do Nordeste como atrativo para o mercado, crescimento de seu PIB,
servindo de porto para muitos empreendimentos. Afirmou que hoje o governo
compra de tudo, citando cifras de R$ 700 bilhões ao ano, com muitas
oportunidades de vendas para o público alvo dessa palestra. Deu ênfase às
modalidades de licitação, a exemplo do pregão, carta convite, tomada de preço,
leilão e comentou a Lei Geral 1123/06 e 128/08 (EI) que garantem os pequenos
empresários participarem desses processos de compras pelos órgãos públicos.
Elton também lembrou a importância das empresas se manterem sempre
regulares com seus tributos e e deveres empregatícios para não correm o risco
de ficar de fora dessas licitações, por não dispor das certidões negativas
obrigatórias. Finalizou dizendo valer a pena vender para o governo e deu uma
injeção de ânimo e de conhecimento aos presentes neste sentido.
Esse encontro em Patos faz parte do Ciclo de palestras que antecede o
Fomenta, que será realizado em João Pessoa, nos dias 7 e 8 de novembro deste
ano, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae ou em local mais amplo ainda
não definido.
Fomenta – Em
novembro haverá o primeiro Fomenta na Paraíba, fruto da parceria entre o
Governo Federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
(SLTI), do Ministério do Planejamento e o Sebrae. Tem como objetivo criar
condições para ampliar a participação das MPEs nas compras públicas
brasileiras.
O público do Fomenta Paraíba são os setores privado e públicos.
Participarão empresários que vendem ou pretendam vender para o Governo, por
intermédio de suas entidades representativas de classe. Mas também gestores
públicos da União, estados e municípios, além de gestores de estatais,
superintendentes e diretores administrativos, compradores públicos, pregoeiros,
procuradores, diretores de compras públicas dos municípios entre outros.
Na programação, haverá painéis de oportunidades, rodada de negócios
(reunião entre compradores públicos e fornecedores privados), além de oficinas
de capacitação e seminários temáticos, com palestras de especialistas sobre a
nova política nacional de compras do Estado.
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