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terça-feira, 24 de julho de 2012

Micro empresários de Patos participam de palestra sobre vendas para governo


 
 
Marcos Eugênio

Aconteceu na noite desta terça-feira 24 no auditório do Gudes Shopping Center de Patos uma palestra oferecida pelo Sebrae aos micro e pequenos empresários, orientando-os sobre como participar de licitações públicas. Elton John da Costa, especialista da nova política nacional de compras governamentais foi o facilitador.

Ele iniciou fazendo uma rápida explanação em torno da economia contemporânea internacional (destacando a crise surgida a partir de 2008), nacional e regional, mostrando a importância dos pequenos empreendedores na política de compras governamentais na era da globalização. 

Falou do Nordeste como atrativo para o mercado, crescimento de seu PIB, servindo de porto para muitos empreendimentos. Afirmou que hoje o governo compra de tudo, citando cifras de R$ 700 bilhões ao ano, com muitas oportunidades de vendas para o público alvo dessa palestra. Deu ênfase às modalidades de licitação, a exemplo do pregão, carta convite, tomada de preço, leilão e comentou a Lei Geral 1123/06 e 128/08 (EI) que garantem os pequenos empresários participarem desses processos de compras pelos órgãos públicos. 

Elton também lembrou a importância das empresas se manterem sempre regulares com seus tributos e e deveres empregatícios para não correm o risco de ficar de fora dessas licitações, por não dispor das certidões negativas obrigatórias. Finalizou dizendo valer a pena vender para o governo e deu uma injeção de ânimo e de conhecimento aos presentes neste sentido.  

Esse encontro em Patos faz parte do Ciclo de palestras que antecede o Fomenta, que será realizado em João Pessoa, nos dias 7 e 8 de novembro deste ano, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae ou em local mais amplo ainda não definido.

Fomenta – Em novembro haverá o primeiro Fomenta na Paraíba, fruto da parceria entre o Governo Federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento e o Sebrae. Tem como objetivo criar condições para ampliar a participação das MPEs nas compras públicas brasileiras. 

O público do Fomenta Paraíba são os setores privado e públicos. Participarão empresários que vendem ou pretendam vender para o Governo, por intermédio de suas entidades representativas de classe. Mas também gestores públicos da União, estados e municípios, além de gestores de estatais, superintendentes e diretores administrativos, compradores públicos, pregoeiros, procuradores, diretores de compras públicas dos municípios entre outros.

Na programação, haverá painéis de oportunidades, rodada de negócios (reunião entre compradores públicos e fornecedores privados), além de oficinas de capacitação e seminários temáticos, com palestras de especialistas sobre a nova política nacional de compras do Estado.

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