Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Audiência discute atendimento no Regional de Patos

Marcos Eugênio
 
Hoje acontece audiência pública na Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, para tratar de problemas referentes ao Hospital Regional de Patos. A audiência foi solicitada pelo vereador José Mota Victor (PMDB), que fez parte de uma comissão formada por várias entidades que visitaram as dependências do Janduhy Carneiro e prepararam um relatório visando contribuir para o bom funcionamento dessa unidade de saúde referência para o Sertão paraibano e municípios de estados vizinhos como PE e RN. Diretores de hospitais, profissionais de saúde, clubes de serviços, igrejas foram convidados para o encontro que acontece logo mais às 20h.

José Mota enfatizou que trata-se de uma reunião em que deve prevalecer o bom senso dos vereadores, que precisam deixar de lado a campanha eleitoral, os partidos políticos. Para o médico e vereador Ivanes Lacerda (PSB) não dá para tratar dos problemas do Hospital sem falar da atenção básica, o PSF. Comentou que o Hospital Regional sofre pela falta de médicos, uma realidade sentida também pelo município. 

Segundo um representante do Conselho Municipal de Saúde hoje dez unidades do PSF de Patos estão sem médicos, sendo oito que afastados por serem candidatos e dois por gozo do direito de férias. Esta preocupação inclusive foi explicitada recentemente por Francisca Mota, candidata da situação à prefeitura desta cidade, que reconheceu e não escondeu essa deficiência no PSF. 

O médico Ivanes diz que apenas no seu setor, de ortopedia, faltam sete médicos. Como as unidades de saúde também não funcionam como deveriam, isso acaba aumentando os problemas na urgência e emergência do Hospital Regional, sobrecarregando os plantonistas e esse é um dos motivos da entrega de muitos plantões”, lembra. 

A diretora do Janduhy Carneiro, Sílvia Ximenes mostrará todos os avanços já alcançados para resolver a questão dos plantões médicos. Alguns especialistas, como neurocirurgião tem sido difícil trazer para Patos pela carência desse profissional, de suma importância para o atendimento de alta complexidade. O secretário Waldson de Souza, na sua última visita a Patos semana passada afirmou que não permitirá que a população fique sem atendimento no Janduhy Carneiro e trará médico de qualquer lugar para cobrir os plantões.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog